domingo, 19 de junho de 2011

Milhares de "indignados" convergem para centro de Madrid em ambiente festivo e pacífico




MC – FP - LUSA

Madrid, 19 jun (Lusa) -- Milhares de manifestantes do movimento dos "indignados" estavam hoje a convergir para o centro de Madrid num ambiente festivo e pacífico para se concentrarem à frente do Parlamento.

Num clima de festa, os manifestantes pertencentes a vários movimentos, designadamente ao Movimento 15 de Maio, pretendem expressar a recusa do pacto do euro, dos políticos e do sistema financeiro, que responsabilizam pela crise económica.

Na Praça de Neptuno está prevista a leitura de um comunicado e um "piquenique anti-fadiga".

Vários milhares de manifestantes concentraram-se hoje de manhã em seis colunas provenientes de todos os bairros da periferia de Madrid para chegarem cerca das 14:00 locais (13:00 em Lisboa) à frente do Parlamento.

Outras manifestações foram convocadas para hoje noutras cidades espanholas, designadamente em Barcelona e Valência, onde nos últimos dias os "indignados" contra ornamentos de austeridade e a "corrupção" dos políticos.

Depois de incidentes na quarta-feira em Barcelona entre polícias e manifestantes, os "indignados" apelaram para a calma enquanto um importante dispositivo da polícia foi destacado para Madrid.

O movimento dos "indignados", que apareceu em Espanha a 15 de maio, junta jovens e cidadãos de todos os setores da sociedade, que protestam contra o desemprego (21,29 da população ativa), a precariedade social e os políticos, que acusam de não os representarem.

No domingo passado, os "indignados" desmantelaram em Madrid o acampamento da Praça Porta do Sol, que se tornou um símbolo desta vaga de contestação.

A delegação do governo em Madrid pôs em marcha um dispositivo policial de centenas de agentes, visíveis em diversos locais da capital desde as primeiras horas da manhã, especialmente perto do Congresso dos Deputados (Câmara Baixa do Parlamento), para onde confluirão as marchas.

Segundo fontes policiais citadas pela Agência Efe, o dispositivo de segurança junta a polícia nacional e municipal, é "importante" e inclui unidades terrestres e meios aéreos, com dispositivos maiores na zona do Congresso, do Senado e da Bolsa de Madrid.

O Movimento 15 de maio (por ter sido nesse dia que os "indignados" começaram um acampamento na Praça da Porta do Sol, de Madrid) está desde as primeiras horas da manhã a fazer apelos à participação através das redes sociais.

O Movimento pede aos manifestantes para que não sejam violentos e que ignorem e se afastem dos que o forem.

Os porta-vozes dos "indignados" têm frisado nos últimos dias que representam um movimento pacífico, depois de episódios de violência em frente do parlamento regional da Catalunha, no passado dia 15 de junho.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana