sexta-feira, 3 de junho de 2011

Moçambique: ARMANDO GUEBUZA




Filipe Madinga, da AIM, em Memba, em Sapo MZ

Memba (Moçambique), 03 Jun (AIM) – O Presidente da República, Armando Guebuza, disse hoje, no posto administrativo de Chipene, distrito de Memba, na província nortenha de Nampula, que a Presidência Aberta e Inclusiva que tem vindo a realizar anualmente a todas as regiões do país permite uma maior aproximação entre os dirigentes e o povo.
Guebuza, que falava num comício popular, explicou que os dirigentes reconhecem que não são conhecedores de tudo e que na sua governação devem respeitar o povo como depositário do conhecimento.

O Chefe do Estado moçambicano, que orientou hoje o seu último comício no âmbito da Presidência Aberta que vinha realizando aquele ponto do país, vincou que o dirigente deve estar perto do povo e vice-versa para juntos removerem todos os obstáculos que emperram o desenvolvimento.

“Durante a Presidência Aberta e Inclusiva o povo transmite as suas lições e aconselham os dirigentes sobre as formas para encontrar aquilo que nos falta. São experiências sobre como podemos acabar com a pobreza que e’ o sonho dos moçambicanos”, esclareceu o Presidente Guebuza.

Durante esta Presidência Aberta, segundo Guebuza, foi possível constatar que foram feitas grandes realizações. Apesar de todos esses feitos, ainda não e’ tempo para descansar, disse Guebuza, para de seguida asseverar que a pobreza está a perder terreno.

“Estamos a produzir não só para o nosso sustento, mas também para comercializar como forma de ajudar aqueles que ainda não têm. Por isso, Chipene está no bom caminho mas e’ preciso continuar a trabalhar em todos os ramos de actividades convictos de que vamos vencer”, destacou o Presidente.

Na ocasião, Guebuza insistiu que para avançar e’ preciso não esquecer a história sublinhando que “sabemos de onde viemos e o que queremos”.

Em mensagem apresentada ao Chefe do Estado, os populares apontaram como avanços alcançados a construção da ponte, introdução do ensino secundário em 2010, compra de um tractor com Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD) e a reabilitação da Estrada Mazua/Chipene.

Como forma de acelerar o progresso da sua região, pediram o estadista moçambicano instalação de uma antena de telefonia móvel, aumento de fontes de água, energia eléctrica, construção de mais hospitais e mais escolas.

Refira-se que o Presidente da República, inaugurou hoje nesta região a ponte sobre o Rio Muculumba, que estabelece a ligação entre os postos administrativos de Mazua e Chipene, no distrito de Memba, na província de Nampula, norte de Moçambique.

As obras de reconstrução desta importante infra-estrutura, que foi destruída durante a guerra do 16 anos terminada com a assinatura do Acordo Geral de Paz (AGP), custou ao Estado moçambicano cerca de 51 milhões de meticais (cerca de 1,7 milhões de dólares) e consistiu na substituição da anterior cujo tabuleiro era de madeira.

(AIM) MAD/SG

Sem comentários:

Mais lidas da semana