quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mundial de Futebol: CAMINHO AO BRASIL 2014 COMEÇA PARA 16 PAÍSES ASIÁTICOS





As longas eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 começarão nesta quarta-feira, quando as 16 seleções em pior colocação no Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola disputarão os jogos de ida da primeira fase preliminar. A volta acontecerá no próximo dia 3 de julho

Os países asiáticos que abrem as eliminatórias são aqueles onde o futebol ainda está se desenvolvendo, mas nenhum deve nada a ninguém em motivação quando o objetivo é se superar e conquistar um espaço no cenário internacional. 

Os oito vencedores ainda disputarão uma segunda fase preliminar em ida e volta com 22 outras seleções do continente. Os 15 ganhadores dessa segunda etapa participarão, juntamente com as cinco seleções asiáticas de melhor classificação no ranking, do sorteio das eliminatórias a ser realizado no Rio de Janeiro em 30 de julho.

Antes disso, emoção é o que não faltará aos jogos que abrem as eliminatórias na Ásia. Bangladesh recebe o Paquistão em um duelo regional, enquanto Laos e Camboja vivem um novo capítulo da sua rivalidade. O novato Timor Leste chega para o segundo torneio classificatório da sua história como país independente e, na Ásia Ocidental, o Afeganistão enfrenta a Palestina pela primeira vez. O FIFA.com faz uma análise do que vem por aí.

O principal confronto

As duas seleções chegam com um retrospecto igualado no confronto direto — uma vitória para cada lado. Animadas pela recente classificação à Challenge Cup 2012, as Filipinas são as favoritas. Já o Sri Lanka espera tirar vantagem do fato de jogar em casa e assim ir com alguma folga para a partida de volta.

O selecionado visitante chegará bem preparado a Colombo, capital cingalesa, já que passou todo o mês de maio em treinamento na Alemanha. Além disso, os filipinos contam com um badalado grupo de 12 jogadores que atuam fora do país, incluindo o seu maior destaque, o goleiro Neil Etheridge, do Fulham. "Estamos prontos para o jogo", disse o técnico alemão Michael Weiss na sua conta do Twitter. "O grupo entrará em boa forma para a partida desta quarta."

Para não fazer feio, o técnico do Sri Lanka, o sul-coreano Jang Jung, convocou vários atletas experientes para complementar o grupo formado por jovens promessas. Encabeçando a lista está o capitão Rohana Ruwanthilake, que prometeu dificultar a vida dos adversários. "Somos uma seleção com talento", disse o zagueiro do Saunders de Colombo. "O nosso principal objetivo é aproveitar ao máximo o fato de jogarmos a ida em casa."

Outros destaques

Entusiasmada com o título da última Copa do Sudeste Asiático, em dezembro do ano passado, a Malásia quer levar o bom momento que vive no futebol regional às eliminatórias continentais. O duelo em casa com Taipei também é marcado pela igualdade nos confrontos direitos — foram quatro vitórias para cada lado e três empates —, mas os visitantes levaram a melhor no último encontro: venceram por 3 a 2 em casa no torneio classificatório para a Copa Asiática de Seleções 2000.

Já Bangladesh nunca perdeu em casa do Paquistão e por isso espera manter o retrospecto com uma nova vitória em Daca. O adversário, liderado pelo experiente goleiro e capitão Jaffar Khan, chegará reforçado por um quarteto que atua no exterior e não poupará esforços para acabar com a seca de vitórias contra os bengaleses. "É importante vencer o primeiro jogo", disse o técnico do Paquistão, Tariq Lufti. "A vitória poderá ser uma verdadeira injeção de ânimo para a partida de volta."

Apoio da própria torcida, porém, é algo com que o Afeganistão não poderá contar. O país mandará o encontro com a Palestina em campo neutro: a cidade de Tursunzoda, no Tadjiquistão. 

Um triunfo na estreia não está fora do alcance do Vietnã, que receberá Macau na Cidade de Ho Chi Minh. Porém, no Sudeste Asiático, as atenções estarão voltadas principalmente ao clássico regional entre Camboja e Laos, em Phnom Penh. O técnico cambojano, Lee Tae-Hoon, espera não só um bom resultado, como também uma atuação convincente. "É um jogo importante, mas interessa mais a maneira como jogaremos", disse.

Para completar, o Timor Leste precisará superar a altitude de 1.350 metros da cidade de Kathmandu se quiser vencer o Nepal. O mesmo vale para Mianmar, que encontrará uma situação parecida em Ulan Bator, capital da Mongólia.

De olho nele

Mohd Safee Mohd Sali marcou cinco gols e foi o artilheiro da última Copa do Sudeste Asiático, vencida pela Malásia. O atacante de 27 anos agora está de olho em Taipei.

O que eles disseram

"Acho que o mais importante é que o nosso conjunto esteja descansado e que possamos vencer Macau com um ataque constante." Falko Götz, técnico do Vietnã.

Eliminatórias da Ásia, primeira fase preliminar, jogos de ida:

29 de junho

Malásia x Taipei
Bangladesh x Paquistão
Camboja x Laos
Sri Lanka x Filipinas
Afeganistão x Palestina
Vietnã x Macau
Nepal x Timor Leste
Mongólia x Mianmar

Sem comentários:

Mais lidas da semana