domingo, 5 de junho de 2011

Portugal – Eleições: POPULAÇÃO DE CASTEDO FECHOU ASSEMBLEIA A CADEADO




Encerramento de centro de saúde e escola motiva boicote


A votação em Castedo, Alijó, deve ter início com duas horas de atraso, depois de a porta da Junta de Freguesia ter sido fechada a cadeado em protesto contra o fim da escola e da extensão de saúde.

Segundo Marco Rodrigues, presidente da Junta local (PSD/CDS), as urnas não abriram às 8h00 como estava previsto e alguns dos elementos que compõem a mesa de voto desistiram, com receio de represálias da população.

"Isto estava com um cadeado, já demos conhecimento à Câmara e ao Governo Civil, mas estamos a tratar disso e a mesa vai abrir. Falta só a constituição (dos elementos) da mesa", explicou Marco Rodrigues, que se mostra solidário com a população.

"A tentativa de boicote diz respeito ao fecho da extensão de saúde na freguesia e ao fim da escola primária", explicou o autarca, salientando que, na estrada, são visíveis palavras de ordem escritas pela população.

"As pessoas têm razão porque parece que querem acabar com a freguesia", afirmou o autarca, que lamenta em particular o fim da "escola primária no final deste ano lectivo".

Esta decisão teve o apoio de um executivo anterior da Junta de Freguesia que "votou a favor da carta educativa" do concelho, onde estava previsto o fecho do estabelecimento, explicou. Por isso, embora prometa "fazer tudo" para que o escrutínio "decorra como previsto", Marco Rodrigues diz que não vai votar, em solidariedade para com a população. "A abstenção é forma mais indicada para reivindicarmos os nossos direitos no dia de hoje", afirmou.

Sem comentários:

Mais lidas da semana