NME - LUSA
Luanda, 15 Jun (Lusa) -- O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, dirige quinta-feira no Menongue, capital da província do Kuando Kubango, uma reunião da Comissão Permanente do Conselho de Ministros, a primeira sessão extraordinária realizada fora da capital angolana, Luanda.
No Kuando Kubango, província situada no leste de Angola, também designada por "terras do fim do mundo", o Presidente angolano terá, à margem da reunião do CM, um programa de visitas a alguns dos empreendimentos em construção naquela região e encontros com autoridades locais.
Especial destaque terá a visita às obras do Caminho-de-Ferro de Moçamedes (CFM), em conclusão e com arranque previsto para dezembro deste ano, depois de 25 anos de paralisação.
Em declarações à Rádio Nacional de Angola, o diretor do CFM, Daniel Kipaxe, disse que uma viagem experimental deverá acontecer em agosto próximo, antes da inaugural, prevista para o final do ano em curso.
"O Governo disponibilizou uma verba para a aquisição de locomotivas novas, carruagens e vagões novos, vagões cisternas, para água também. Este material todo já foi encomendado e dentro de nove a 10 meses estará em Angola, para fazer parte do lote de equipamentos ferroviários para a empresa poder funcionar sem grandes constrangimentos", referiu Daniel Kipaxe.
A via ferroviária do CFM, com uma extensão de 907 quilómetros, vai da cidade costeira do Namibe ao Menongue, e foi construída em 1905, terminando em 1961.
A guerra que durou mais de três décadas em Angola levou à paralisação da linha, que começou a ser reabilitada em 2007, um investimento público de cerca de 90 milhões de dólares.
A reabilitação desta importante via ferroviária para o incremento das trocas comerciais com os países vizinhos como a Namíbia, Botsuana e Zimbabué, está a cargo de uma empresa chinesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário