domingo, 19 de junho de 2011

Protestos/Espanha: Começam manifestações, sem incidentes mas com grande aparato policial




FP - LUSA

Madrid, 19 jun (Lusa) - Várias das manifestações convocadas para hoje em Madrid por diferentes movimentos, entre eles o "Movimento 15 de Maio", em protesto contra o modelo político e económico, iniciaram-se sem incidentes e com grande aparato policial.

A delegação do governo em Madrid pôs em marcha um dispositivo policial de centenas de agentes, visíveis em diversos locais da capital desde as primeiras horas da manhã, especialmente perto do Congresso dos Deputados (Câmara Baixa do Parlamento), para onde confluirão as marchas.

Segundo fontes policiais citadas pela Agência Efe, o dispositivo de segurança junta a polícia nacional e municipal, é "importante" e inclui unidades terrestres e meios aéreos, com dispositivos maiores na zona do Congresso, do Senado e da Bolsa de Madrid.

Está previsto que cerca das 14:00 locais (menos uma hora em Portugal) cheguem à Praça de Neptuno as seis marchas que se iniciaram entre as 09:00 e as 10:30 a partir de quase todos os pontos cardeais de Madrid.

Em comunicado, os organizadores indicam que o fim das manifestações será "Neptuno-Congresso dos Deputados", no coração de Madrid, embora o governo não tenha autorizado que a manifestação chegue até à Câmara Baixa.

Na Praça de Neptuno está prevista a leitura de um comunicado e um "piquenique anti-fadiga".

O Movimento 15 de Maio (por ter sido nesse dia que os "indignados" começaram um acampamento na Praça da Porta do Sol, de Madrid) está desde as primeiras horas da manhã a fazer apelos à participação através das redes sociais.

O Movimento pede aos manifestantes para que não sejam violentos e que ignorem e se afastem dos que o forem.

"Lembrem-se que hoje devem levar muita água, proteção solar e pacifismo. Não temos medo, vai ser um grande dia", diz um dos apelos.

Os porta-vozes dos "indignados" têm frisado nos últimos dias que representam um movimento pacífico, depois de episódios de violência em frente do parlamento regional da Catalunha, no passado dia 15 de junho.

Sem comentários:

Mais lidas da semana