quarta-feira, 1 de junho de 2011

TENSÃO POLÍTICA EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE




Eleições presidenciais
lançam tensão entre a liderança do Governo e a liderança do poder local de Mé-Zochi


A tensão entre os dois líderes, ambos membros da direcção da ADI, poderá explodir a qualquer momento. Para já a história da tensão por causa das eleições presidenciais é contada nos bastidores. Dados fiáveis da contenda política, já chegaram a redacção do Téla Nón.

Foi exactamente em Mé-Zochi, o segundo distrito mais populoso do país, e bastante determinante nos actos eleitorais a nível nacional, onde parte importante dos militantes da ADI, terá travado segundo fonte do partido, as pretensões do líder e Primeiro-ministro Patrice Trovoada de também ser candidato às eleições presidenciais.

A reunião azeda que aconteceu numa das instalações da antiga roça Piedade, foi relatada ponto a ponto, ao Téla Nón. Foi apenas a ponta do iceberg de uma divergência no seio da ADI, por causa das eleições presidenciais, e que agora tende a assumir proporções de contenda com muita tensão a volta.

O Téla Nón recebeu dados fiáveis, que relatam tensão latente entre o Presidente da Autarquia de Mé-Zochi Nelson Carvalho que conta com o apoio de alguns vereadores da referida autarquia e o Primeiro-ministro Patrice Trovoada Presidente da ADI, o partido que dirige a Câmara de Mé-zochi.

Tudo por causa das eleições Presidenciais de 17 de Julho próximo. Segundo a fonte que prestou declarações ao Téla Nón, parte dos membros do partido ADI na autarquia de Mé-Zochi, não está entusiasmada com a candidatura do vice-presidente do partido Evaristo de Carvalho ao cargo de Presidente da República. «Foi uma candidatura imposta pelo Presidente do partido. O conselho nacional não tomou qualquer decisão sobre esta candidatura», disse a fonte do Téla Nón, que é membro da direcção do partido e militante da ADI em Mé-Zochi.

O Téla Nón apurou que o clima é tão tenso, que o poder local de Mé-Zochi, não foi tido nem achado, pelo Primeiro-ministro Patrice Trovoada na recente visita que o Chefe do Governo fez a algumas localidades do distrito de Mé-Zochi, onde a população se debate com falta de água potável. «A câmara simplesmente foi ignorada», confessou a fonte.

Nelson Carvalho, Presidente da câmara de Mé-Zochi, que no passado foi militante activo da ADI junto a comunidade agrícola de Monte Macaco, também em Mé-Zochi, não foi convidado pelo Primeiro-ministro quando este visitou Monte Macaco dia seguinte após a primeira visita a outras localidades do distrito. Em Monte Macaco, Patrice Trovoada foi reafirmar a promessa de levar energia eléctrica a população local. «É mais um sintoma claro da tensão. O Primeiro-ministro está muito zangado com o Presidente da Câmara», confessou a fonte do Téla Nón.

O Téla Nón sabe que antes das eleições legislativas de Agosto de 2010, Nelson Carvalho, desempenhou papel importante no apoio a população de Monte Macaco, na luta pela conquista de água potável e energia eléctrica. Alguns artigos publicados na altura pelo jornal digital, comprovam as manifestações cíclicas que tiveram lugar em Monte Macaco, por causa da falta de água potável.

Junto a autarquia de Mé-Zochi, o Téla Nón apurou que por causa do pouco entusiasmo de alguns membros da câmara em apoiar o candidato da ADI, a liderança da autarquia já recebeu algumas advertências. Segundo a fonte do Téla Nón, as medidas retaliatórias em curso, poderão evoluir dando lugar em última instância a um possível golpe palaciano no poder local de Mé-Zochi, por via de uma hipotética votação da Assembleia Distrital, que é o órgão que elege o Presidente da Câmara. «ADI é maioritário na Assembleia Distrital. Mas uma parte dos membros está com o Presidente. A eles juntam-se os vereadores do MLSTP. Por isso não acreditamos que seja fácil derrubar o actual Presidente da Câmara», referiu a fonte do Téla Nón.

Mé-Zochi é um distrito histórico. Epicentro das verdadeiras MUDANÇAS, que já ocorreram em São Tomé e Príncipe. A sua importância estratégica nas eleições nacionais, está agora a ser jogada ao que tudo indica por vários actores políticos. Jogos políticos de alto nível estão a movimentar-se em Mé-Zochi.

Os dados chegados a redacção do Téla Nón, não deixam margens para dúvidas de que a liderança da ADI, está a perder controlo sobre alguns dos seus homens de confiança, que depois de Agosto de 2010, passaram a ser poder no distrito que tem Trindade, a antiga Vila Condenada, como capital distrital.
Abel Veiga

Artigos Relacionados:

Sem comentários:

Mais lidas da semana