sábado, 18 de junho de 2011

Timor-Leste: Assinados acordos com a China para concretizar apoios e alargar a cooperação




MSO - LUSA

Díli, 17 jun (Lusa) - A China assinou hoje dois acordos para concretizar o apoio chinês ao desenvolvimento de Timor-Leste e alargar a cooperação à construção de infraestruturas.

De acordo com o ministro da Economia timorense, João Gonçalves, trata-se de dar corpo às medidas de apoio aos países de Língua Oficial Portuguesa anunciadas em Macau, na última reunião ministerial do Fórum Macau, pelo primeiro-ministro chinês chinês, Wen Jiabao.

Wen Jiabao havia anunciado um conjunto de medidas de ajuda aos países de expressão portuguesa, a conceder através de subsídios e de empréstimos concessionais, e os dois acordos hoje assinados alargam a cooperação à construção e reabilitação de infraestruturas, um desejo do Governo timorense que, a par da formação, aposta nas infraestruturas para o seu plano de desenvolvimento.

O acordo foi assinado, por razões protocolares, pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, pelo lado timorense, e presenciado pelo primeiro-ministro Xanana Gusmão, tendo como o outro signatário o vice-ministro do Comércio da China, Jiang Yao Ping, que se encontra de visita oficial a Timor-Leste.

"Assinámos acordos para a cooperação económica e comercial e estes são resultados concretos desta visita e um grande passo na cooperação entre os nossos dois países, cujos laços económicos e comerciais queremos estreitar.

No ano passado, as trocas comerciais entre a China e Timor-Leste atingiram 43,08 milhões de dólares (30 milhões de euros). O aumento foi de mais de 80 por cento, face ao mesmo período de 2009, o que demonstra uma grande apetência para a cooperação entre os nossos dois países", disse o governante chinês aos jornalistas.

Jiang Yao Ping salientou o facto de chefiar "uma grande delegação" do Governo Central da China, na visita a Timor-Leste, acompanhado de empresários de Macau, e também do Fórum para a Cooperação Económica da China com os Países de Língua Portuguesa, demonstrando a vontade de incrementar essas relações.

"Estimulamos os empresários chineses a investirem e a estabelecerem fábricas em Timor-Leste e, por outro lado, também são bem vindos os produtos de Timor-Leste ao mercado chinês.

O Café de Timor é de qualidade reconhecida no mundo e existe grande procura de café no mercado chinês. Por isso, vamos procurar desenvolver a nossa cooperação económica e comercial em benefício mútuo", afirmou.

Aquele membro do Governo disse também ser objetivo da visita a concretização dos projetos de cooperação já existentes, tendo registado "com satisfação, o bom andamento" de todos os projetos em curso, no quadro da relação bilateral.

Sem comentários:

Mais lidas da semana