sexta-feira, 17 de junho de 2011

Timor: Vice-ministro chinês inicia visita com deslocação a obras públicas oferecidas pela China




MSO - LUSA

Díli, 16 jun (Lusa) -- O vice-ministro do Comércio da República Popular da China, Jiang Yao Ping, iniciou hoje uma deslocação oficial a Timor-Leste, onde visitou a construção de edifícios públicos oferecidos pelo seu país e pontos de atração turística.

Jiang Yao Ping deslocou-se a Taibesi, para observar o complexo escolar destinado ao ensino primário construído pela cooperação chinesa.

A comitiva visitou depois a zona turística do Cristo Rei e a área de Tasi Tolu, apontada como de elevado potencial para o turismo e onde já está em desenvolvimento uma iniciativa privada para a construção de um hotel de cinco estrelas.

O vice-ministro chinês visitou vários monumentos e regressou depois a Díli, onde se deslocou à futura sede do Ministério da Defesa e Quartel-General das Forças de Defesa de Timor-Leste, que albergará ainda um centro de operações militares.

Trata-se de uma obra de envergadura oferecida pela República Popular da China a Timor-Leste, avaliada em oito milhões de dólares (5,6 milhões de euros), que está a ser construída pela companhia chinesa Shandom International Economic e cuja primeira pedra foi lançada em agosto de 2010.

O governante chinês é recebido na sexta-feira em audiência pelo primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, com quem assina um protocolo de cooperação entre os dois governos, marcando igualmente presença na assinatura de acordos entre empresários timorenses e de Macau.

No mesmo dia, Jiang Yao Ping encontra-se com o Presidente da República, José Ramos-Horta, e tem uma reunião de trabalho com os ministros da Economia e Desenvolvimento, e do Turismo, Comércio e Indústria, em que participam também representantes da Autoridade Nacional do Petróleo (ANP) e da Autoridade Bancária de Pagamentos (ABP), que funciona como banco central de Timor-Leste.


Sem comentários:

Mais lidas da semana