terça-feira, 19 de julho de 2011

AGÊNCIAS NOTICIOSAS DA CPLP REALIZARÃO 23ª ASSEMBLEIA-GERAL EM LUANDA




ANGOLA PRESS

Luanda - A Aliança das Agências de Informação de Língua Portuguesa (ALP) vai realizar, dia 20 do mês em curso, em Luanda, a sua 23ª assembleia-geral.

Além de Angola, o encontro vai contar com a participação de representantes de Portugal, Brasil, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste.

O evento prevê discutir assuntos como a situação actual da ALP, o estado actual das Agências de Informação de Língua Portuguesa e a fixação das jóias e quotas dos membros.

Formas de financiamentos, perspectivas e projectos, criação de um servidor para acolher os sites de todas as agências da ALP e a eleição dos membros dos órgãos sociais da ALP são ainda questões a serem analisadas no evento.

O discurso de abertura deverá ser proferido pela ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira.

As delegações provêm efectuar visitas, no dia 21, quinta-feira, às instalações da Agência Angola Press (ANGOP-EP), ao projecto Talatona e ao Centro de Produção da Televisão Pública de Angola (TPA), na comuna do Camama, município do Kilamba-Kiaxi (Luanda).

A ALP foi criada em Lisboa, em Julho de 1996, durante o Fórum da Comunicação realizado nessa altura no âmbito da CPLP.

Fazem parte da ALP as agências noticiosas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Portugal e São Tomé e Príncipe, respectivamente ANGOP-EP, Rádiobras, Inforpress, AIM, ANG, LUSA e STPress.

Angola, através da ANGOP-EP, preside desde 1999 ao Conselho Executivo da ALP, em substituição da sua congénere cabo-verdiana, a Inforpress, antiga Cabopress. 

Constam dos seus estatutos, entre outros, a promoção do desenvolvimento das agências de informação nacionais com vista a reduzir os desequilíbrios existentes entre as mesmas.

Consta também dos estatutos da ALP promover entre as agências associadas a formação profissional no campo jornalístico e tecnológico.

Sem comentários:

Mais lidas da semana