Todos os portugueses que participaram nas Olimpíadas Internacionais de Física receberam menção honrosa. A prova decorreu na Tailândia e esta foi a primeira vez na história da competição mundial para estudantes do ensino secundário que todos os portugueses mereceram uma distinção.
Pela primeira vez na história das Olimpíadas Internacionais de Física, todos os estudantes da equipa portuguesa que participaram nesta competição mundial para estudantes do ensino secundário regressam a casa com um prémio: uma menção honrosa.
As Olimpíadas Internacionais de Física decorreram em Banguecoque, Tailândia, de 10 a 17 de julho. 393 estudantes finalistas do ensino secundário, de 84 países, realizaram uma prova teórica e uma prova experimental de Física. O vencedor desta olimpíada foi um estudante da Formosa (Taiwan), Hsu Tzu-min.
Os estudantes portugueses que participaram na prova foram José Pedro Castro Fonseca, E.S. D. Afonso Sanches, Vila do Conde; Rafael Eduardo da Silva Teixeira, E.S. de Mirandela;
Gonçalo Nuno Marques Andrade, E.B. 2,3+S de Salvaterra de Magos; Rodrigo Toste Gomes, E.S. Vitorino Nemésio Praia da Vitória e João Paulo Pires Dinis, E.S. Vitorino Nemésio Praia da Vitória.
Já de 20 a 31 de julho, a Universidade de Coimbra recebe 24 alunos, de oito países de expressão portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Estes alunos vão disputar, em Coimbra, as Primeiras Olimpíadas de Matemática da Lusofonia, promovidas pelo Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (UC) e pela Sociedade Portuguesa de Matemática.
NC
Sem comentários:
Enviar um comentário