terça-feira, 12 de julho de 2011

Angola - Alemanha: EMBAIXADOR ALEMÃO CONSIDERA HISTÓRICA VISITA DA CHANCELER




ANGOLA PRESS

Luanda – O embaixador da República Federal da Alemanha em Angola, Joerg Marquardt, considerou hoje, em Luanda, a visita da chanceler do seu país, Angela Merkel, entre os dias 12 e 13 do corrente mês, como histórica.

Falando em conferência de imprensa, o diplomata alemão frisou que ela reveste-se deste carácter por ser a primeira a este nível, recordando que apenas há 11 anos um vice-chanceler e ministro das Relações Exteriores do seu país visitou Angola.
 
De acordo com Joerg Marquardt, a responsável alemã, que se faz acompanhar de uma grande delegação na qual estão incluídos responsáveis de grandes empresas do seu país, pisa pela segunda vez Angola.

Desta vez, referiu, será a oportunidade para igualmente comparar os passos percorridos por Angola rumo ao desenvolvimento, uma vez que esteve no país em Outubro de 1992, na qualidade de deputada integrando um grupo de observadores do processo eleitoral, numa fase bastante difícil.
 
Neste sentido, acrescentou que Angela Merkel tem uma visão bastante profunda e esta será uma oportunidade para comparar os dois períodos.

De igual modo, a visita será para retribuir outra do Presidente Angolano, José Eduardo dos Santos, a Alemanha, em 2009.

Ela será também, explicou o diplomata, de oportunidade para abordar ao mais alto nível assuntos de natureza política, económica e cultural.

O embaixador classificou Angola como um país de peso no continente, pelo facto de actualmente ocupar uma das vice-presidências da SADC e, no próximo mês, a presidência, para um período de um ano.

Actualmente, acrescentou, é igualmente presidente da CPLP, bem como por possuir um papel de grande relevância no quadro da União Africana (UA) e das Nações Unidas.

Por outro lado, o diplomata destacou também o papel de Angola para a estabilização da situação política e militar na Guiné Bissau.
 
Já no domínio económico, disse, Angola é um dos principais países produtores de petróleo e diamantes do continente, bem como possui grandes potencialidade no domínio dos recursos naturais, com destaque para os renováveis, onde a Alemanha é um dos líderes mundiais, abrindo-se ai a possibilidade de uma boa parceria.
 
Disse que Angola será o segundo país que Angela Merkel visitará no quadro de um périplo por três países do continente, entre os quais o  Quénia e Nigéria, nações com um peso significativo no continente.
 
Com a chegada prevista para o final do dia, na terça-feira, a chanceler alemã tem na sua agenda, quarta-feira, numa das unidades hoteleiras da capital, a abertura do encontro económico Angola-Alemanha, na companhia do vice-presidente angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

No prosseguimento, será recebida por volta das 10h00 no Palácio Presidencial com honras militares, seguida de uma audiência com o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, para mais tarde presenciarem a assinatura de documentos bilaterais e empresariais.

No final da manhã, está previsto um encontro com a imprensa no jardim do Palácio, a que se seguirá um almoço com o estadista angolano.
 
Destaque também na agenda de visita à fortaleza de São Miguel, durante a qual receberá explicações sobre as perspectivas e projecto de desenvolvimento da cidade.

Ainda neste quadro está previsto um encontro com a sociedade civil e lançamento da primeira pedra, no recinto do aeroporto, de uma empresa conjunta entre a TAAG e a Lufthansa.

Sem comentários:

Mais lidas da semana