quarta-feira, 6 de julho de 2011

Brasil: COMUNIDADES AFRO-DESCENDENTES REIVINDICAM DIREITOS





Brasília - Os representantes das comunidades quilombolas do Paraná estão reunidos em Curitiba para a elaboração de um plano de trabalho sobre as principais exigências dessas populações.

De acordo com a directora de Programas da Secretaria de Políticas de Comunidades Tradicionais da (Seppir), Silvany Euclênio Silva, o principal desafio é a questão da titulação das terras.

«O Brasil é muito mais quilombola do que imaginamos», disse a representante do Governo brasileiro ao falar da situação das 4 mil comunidades identificadas em todo o território brasileiro. Do total de 4 mil, 1,6 mil são certificadas pela Fundação Cultural Palmares, instituição vinculada ao Ministério da Cultura que tem a finalidade de promover e preservar a cultura afro-brasileira.

O estado do Paraná abriga 36 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Palmares que, exigem medidas que deverão ser adoptadas em conjunto pelos governos federal, estadual, municipal e os quilombolas.

Nos próximos dias a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial brasileira, Luiza Bairros, estará no Paraná para assinar um termo de cooperação que possibilitará a execução do plano que está a ser elaborado.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana