quarta-feira, 27 de julho de 2011

Brasil: INVESTIMENTO ESTRANGEIRO CRESCE 168 POR CENTO NO PRIMEIRO SEMESTRE




GL - LUSA

São Paulo, 26 jul (Lusa) - O investimento estrangeiro direto em empresas brasileiras cresceu 168 por cento no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2010, alcançando 32,5 mil milhões de dólares, segundo dados divulgados hoje pelo Banco Central do Brasil.

Só em junho, esses investimentos somaram 5,5 mil milhões de dólares, mais de sete vezes o registado no mesmo mês do ano passado.

Dos investimentos que entraram no país em junho, 5,3 mil milhões de dólares referem-se a investimentos no aumento de participação no capital de empresas brasileiras, e o restante são desembolsos de empréstimos inter-companhias.

No mês passado, os investimentos diretos de Portugal no Brasil totalizaram 42 milhões de dólares, uma subida de 58,2 por cento em relação ao registado em junho de 2010.

Comparando o primeiro semestre deste ano e o mesmo período de 2010, porém, verifica-se que os investimentos portugueses no Brasil recuaram 8,72 por cento.

Com isso, Portugal perdeu lugar entre os principais investidores naquele país. Em 2010, os capitais portugueses corresponderam a 2,3 por cento do total que entrou no Brasil. No primeiro semestre deste ano, a percentagem passou para 0,7 por cento.

Responsáveis por 30 por cento do capital investido no Brasil no primeiro semestre, os Países Baixos figuram no topo do ranking das nações que mais investiram no país.

Os espanhóis deram um salto de várias posições e ocuparam o segundo lugar na tabela. Entre janeiro e junho, a Espanha foi responsável por 16,1 por cento dos investimentos, face uma participação de apenas 2,8 por cento em 2010.

Os Estados Unidos baixaram para a terceira posição, com uma fatia de 15,5 por cento.

Sem comentários:

Mais lidas da semana