quarta-feira, 27 de julho de 2011

Venezuela: Fado e poesia portuguesa nas celebrações do bicentenário da independência




FPG - LUSA

Caracas, 26 jul (Lusa) -- O fado e a poesia portuguesa vão estar em destaque esta quarta-feira na Venezuela, numa "noite especial", integrada nas comemorações do Bicentenário da Declaração de Independência daquele país e dos 444 anos da cidade de Caracas, disse à Agência Lusa um dos promotores da iniciativa.

Segundo o poeta Sid Marrero, o evento, que terá lugar num hotel de Caracas, incluirá "uma breve exposição falada dos intelectuais portugueses, Luís de Camões, José Saramago, Fernando Pessoa, Eça de Queirós (...) entre outros".

Por outro lado, haverá ainda uma exposição de discos de velhas glórias do fado, como Amália Rodrigues, e de fotografias de intérpretes, como Berta Cardoso e outras.

"O fado é um pretexto, uma oportunidade para homenagear essas pessoas que convivem connosco durante toda a vida e cuja primeira presença data de 1527, antes da fundação da cidade de Caracas", frisou Sid Marrero.

Por outro lado, precisou, será dado ainda a conhecer "um pouco da história da chegada dos portugueses ao país (Venezuela)".

A noite especial de fado e poesia portuguesa é promovida por Alba Café Literário e contará com a participação dos poetas Francisco Gonçalves, Juan Longa, Sid Marrero, Regina Michel, Luís Daniel Barrios.

A parte do fado estará a cargo do grupo Estrelas Lusitanas e dos cantores Carla e Andreia da Conceição, Yelitza Mendes, Luisana Andrade, Manuela Barbosa, Katherine González, Katiuska Lopez e Francisco Ripoll (fado de Coimbra) sob a direção artística de Ana de Castro.

A cidade de Caracas foi fundada a 25 de julho de 1567.

A Ata de Declaração de Independência da Venezuela teve lugar a 5 de julho de 1811.

1 comentário:

Fernanda Moreira disse...

Exmos. Senhores,
Agora que o FADO foi finalmente reconhecido e passou a PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE, nada melhor do que, junto de Vs. Exas. solicitar auxilia na divulgação do mesmo por todo o mundo.
Assim sendo, venho apresentar os meus serviços, que coloco à vossa inteira disposição nesse sentido.
Por me julgar devidamente capaz para desempenhar bem as minhas funções como cantora e divulgadora do FADO, Junto algumas informações que poderão auxiliar a vossa tomada de decisão.
O meu contacto é: (telem) +351-936271138
Aguardo o vosso contacto e apresento os meus melhores cumprimentos
Obrigada.

PÁGINA OFICIAL
www.fernandamoreira.pt.to
Muito boa tarde,
O meu nome é Fernanda Moreira. Canto Fado.
Estive recentemente em Espanha - Barcelona, onde dei a conhecer um pouco da nossa cultura, do nosso Fado.
Junto imagens e comentários para conhecimento de Vs. Exas.
Informo que me encontro á vossa inteira disposição para eventos que idealizem pertinentes nesta área.
Aguardando as vossas prezadas notícias, apresento os meus melhores cumprimentos.
Ao vosso dispor
Fernanda Moreira
Em Barcelona também há Fado
Fernanda Moreira

Em Barcelona também há Fado


Fernanda Moreira
A fadista Fernanda Moreira, esteve em Barcelona para nos cantar o seu Fado. Muito bem acompanhada por António Marramaque, na guitarra portuguesa, e porAntónio Reis, na viola de fado, encheram com sua voz e com os seus acordes quatro maravilhosas e inesquecíveis noites de fado no Restaurante Lisboa da rua de Comte Borrell.
Voltou o Fado a este recanto português da nossa cidade. Valeu a pena esperar todo este tempo para, finalmente, ouvir a voz desta fadista portuense que, mesmo nas primeiras palavras do primeiro fado que cantou, já deixou o público encantado e bem disposto.
Perguntaste-me outro dia se eu sabia o que era o fado… Estes simples versos bastaram para os fadistas receberem toda a atenção do público assistente.
No Fado de Fernanda Moreira há, desde a primeira nota, toda uma declaração de intenções. O Fado acontece desde o início, ele começa no cimo, no mais alto, Fernanda faz aquilo que o fado nos pede, isto é senti-lo, transmiti-lo. Essa é a sua vocação e o seu feitio, e foi a isso que se entregou durante as quatro noites que cantou no lindo recanto português da nossa cidade
Temas como Lágrima, Meu Portugal meu amor, Primavera, Nossa Senhora do Fado,ou Não gosto de ti, entre outros, misturando o fado tradicional com o chamado fado-musicado, e as músicas mais alegres com aquelas que precisam de mais interioridade, foram o cartão de visita da fadista nessas quatro noites de convívio fadista.
Os músicos, para além de acompanharem os fados, também cantaram. António Marramaque deliciou-nos com a música coimbrana, com O meu desejo, e António Reis cantou o Bairro Alto, criação do admirado Nuno de Aguiar, completando assim umas noites inesquecíveis.
O Fado é sentimento, são histórias contadas e cantadas, é, talvez, uma forma de viver e é por isso mesmo que o fado é proximidade, partilha… E foram tudo isso essas noites no Restaurante Lisboa. Fado, bom jantar português, bom vinho e boa companhia. Não podíamos pedir nada mais.
O nosso agradecimento muito especial aos músicos, à fadista, mas também aos donos do Restaurante Lisboa, o José Luis e a Luísa, por terem feito realidade o sonho de ter fado ao vivo na nossa cidade.
Bem hajam!

Compenetração total

A fadista e eu

Com os colegas das aulas de português

Um brindis apenas para dizer "até logo..."

Mais lidas da semana