terça-feira, 5 de julho de 2011

Cabo Verde – Independência: PR DESTACA PROGRESSOS E ALERTA PARA DESAFIOS




ANGOLA PRESS

Cidade da Praia - O Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, destacou hoje (terça-feira) os ganhos conseguidos, mas alertou para a necessidade de aumentar a produtividade visando vencer os desafios que o país tem pela frente. 
  
Na sua última mensagem à nação cabo-verdiana enquanto chefe de Estado, por ocasião do 36.º aniversário da Independência nacional, Pedro Pires lembrou que em 1975 o país partiu de uma situação "dramática, de muita carência e ameaça de fome" e foi conseguindo ganhos, num percurso que considerou de "coragem e perseverança".  
  
"Daí deriva o grande valor da obra que realizámos, de 5 de Julho de 1975 até aos dias de hoje. Este percurso de esperança, de perseverança e de autoconfiança deve continuar a inspirar-nos e a ser o suporte moral que nos assiste na concepção e na execução das pesadas e complexas tarefas que o futuro nos reserva", disse.  
  
Para que haja, nas circunstâncias actuais, crescimento económico e prosperidade, o chefe de Estado entende que é "melhor participar na criação de condições para a geração de mais e melhores empregos em vez de exigir mais rendimentos sem produzir mais, o que é insustentável".  
  
Pedro Pires discursava perante os órgãos do Estado -- Parlamento, Governo e demais instituições - bem como perante os três partidos políticos com assento parlamentar e mais de uma centena de convidados, entre eles o Presidente timorense, José Ramos -Horta.  

O Presidente cabo-verdiano alertou ainda que para continuar o percurso traçado ao longo dos 36 anos de independência, todos são chamados a contribuir para aumentar a competitividade da economia cabo-verdiana.  

"Para ganhar em competitividade, é preciso interiorizar que não há milagres nessa matéria: é preciso trabalhar mais e melhor e aumentar assim a produtividade real", disse.  
   
A par do aumento da competitividade, entende o Presidente cabo-verdiano que é necessário a criação de um ambiente de negócios atractivo e seguro, infra - estruturas modernas e maior disciplina laboral.  
   
Pedro Pires salientou ainda que apesar dos ganhos já alcançados, é necessário o reforço das instituições democráticas com uma atenção particular a áreas consideradas sensíveis como a justiça e a segurança pública, as instituições de regulação e fiscalização.  

Sobre a crise internacional, o chefe de Estado admitiu ser "preocupante" as diversas facetas da crise em diversas economias, algumas delas parceiras de Cabo Verde.  


"A actual situação chama-nos à reflexão e prevenção. Requer de nós a valorização dos recursos nacionais e adopção de medidas adequadas e pertinentes, pois a nossa economia, além de insular e pequena e talvez por isso mesmo, é mais frágil e sensível a choques externos", salientou.  

O Presidente cabo-verdiano deixou ainda uma mensagem à juventude cabo-verdiana, a quem no seu entender compete "guindar-se à altura das exigências da sociedade global e concorrencial" e capacitar-se para aproveitar as oportunidades da economia actual. 

Pedro Pires terminou a sua mensagem agradecendo a confiança depositada nele pelos cabo-verdianos residentes e na diáspora.  

"Foi com muito orgulho que lutei e servi, na vossa companhia, o nosso Cabo Verde. Agradeço-vos pela vossa confiança e afeição. De outra forma vamos continuar juntos", concluiu. 

Sem comentários:

Mais lidas da semana