DESTAK - LUSA
A Secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, manteve hoje conversações sobre segurança e anti-terrorismo com autoridades da Índia, numa altura em que os dois países procuram ampliar a sua relação e gerir preocupações mútuas acerca do Paquistão e Afeganistão.
Hillary Clinton, que chegou a Nova Deli na segunda-feira ao final do dia, esteve hoje reunida com o conselheiro nacional de Segurança indiano, Shivshankar Menon, num encontro que decorreu à porta fechada.
Esta reunião foi a primeira de um dia dedicado a discussões entre a diplomata norte-americana e a liderança política da Índia, com estas conversações a assumirem-se como uma nova ronda de um diálogo estratégico estabelecido no ano passado para aprofundar laços entre as maiores e mais antigas democracias do mundo.
Os elementos da administração Obama que viajaram com Hillary Clinton afirmaram que as conversações vão focar-se, em primeiro lugar, nos planos dos Estados Unidos no Afeganistão, nas tensas relações entre a Índia e o seu vizinho Paquistão, bem como em aspetos económicos e comerciais.
A administração Obama está empenhada em acalmar os receios da Índia em relação a um ressurgimento de atividades extremistas islâmicas, após o anúncio da retirada de tropas do Afeganistão que começou este mês, indicaram as mesmas fontes.
Sem comentários:
Enviar um comentário