terça-feira, 19 de julho de 2011

Birmânia: 28 SOLDADOS E UM GUERRILHEIRO MORREM EM CONFRONTOS NO NORTE




DESTAK - LUSA

Pelo menos 28 soldados e um guerrilheiro morreram num confronto entre o exército e rebeldes da minoria étnica Kachin no norte de Myanmar, revelaram hoje fontes da dissidência.

La Nan, o secretário da Organização Independente Kachin, explicou ao diário “Irrawaddy” que a guerrilha também deteve 11 soldados durante os confrontos armados ao longo do fim de semana a sul da cidade de Myitkyina, capital do estado Kachin.

Os confrontos começaram a 09 de junho quando o exército birmanês atacou posições da guerrilha com o objetivo de retomar o controlo da região onde uma empresa chinesa está a construir uma barragem.

Representantes de ambos os grupos reuniram em várias ocasiões, mas não chegaram a acordo para acabar com as hostilidades.

A guerrilha do exército Independente de Kachin possui entre 7.500 a 8.000 “soldados” que controlam áreas entre o extremo norte do país onde obtêm financiamento através da cobrança de impostos e do comércio transfronteiriço.

As autoridades birmanesas assinaram nos anos 90 um cessar-fogo com a maioria dos grupos étnicos, mas as relações foram-se deteriorando com a tentativa governamental de submeter as guerrilhas co controlo do exército.

As etnias birmanesas, que incluem os shan, karen, rakhine, mon, kachin, chin ou kayah representam cerca de 30 por cento dos 53 milhões de habitantes do país e acusam as autoridades de abusos e violações.

Alguns grupos como os karen ou shan têm desencadeado levantamentos nas últimas décadas na tentativa de coqnuistar a independência ou autonomia num conflito que já fez com que mais de 140.000 refugiados cruzassem a fronteira para a Tailândia.

Myanmar, a antiga Birmânia, é governada pelos militares desde 1962, embora em 2010 os generais tenham despido a farda para formarem um governo civil.

Sem comentários:

Mais lidas da semana