sexta-feira, 22 de julho de 2011

Timor-Leste: APRESENTADA NOVA ESTRUTURA PARA A ASDT


Gil Alves, ferramenta de Xanana Gusmão para destruir o ASDT

JORNAL DIGITAL

Díli - O Presidente da ASDT, Francisco Xavier do Amaral, apresentou ontem a nova estrutura do partido ao Tribunal de Recurso e à Comissão Nacional de Eleições.

Gil Alves, actual Ministro do Turismo Comércio e Indústria, eleito em 2006, cuja posição tem sido objecto de alguma discórdia, não se encontra na nova estrutura, figurando agora João Correia como secretário-geral, eleito durante uma reunião extraordinária ocorrida no distrito de Aileu.

Natércia Gusmão, juiza do Tribunal de Recurso, que recebeu o documento do Presidente da Associação Social-Democrata Timorense (ASDT), declarou que o órgão de soberania iria formular um juízo de conformidade com a lei antes de se pronunciar publicamente sobre o assunto.

«Eu vim aqui para apresentar a nova estrutura. Nós realizámos o congresso extraordinário, onde não foi reconhecido Gil Alves como o secretário-geral da ADST,» declarou Francisco Xavier do Amaral, nas instalações da Comissão Nacional de Eleições, em Kaikoli.

«Os
militantes presentes na reunião decidiram remover também outros líderes, da estrutura do partido», referiu o Presidente, acrescentando ainda que «para o bem do partido, Gil Alves não pode continuar como Secretário-geral».

Francisco Xavier do Amaral defende mesmo que o actual líder quer «destruír» o partido e estará a desempenhar funções de «um espião do Conselho Nacional de Reconstrução de Timor (CNRT)». O Presidente da ADST exclui a possibilidade de diálogo com o grupo de Gil Alves e garante que não irá participar no congresso nacional que o grupo realizará em breve.

Gil Alves
respondeu a estas declarações afirmando que ainda faz parte da ASDT: «Apenas um novo congresso nacional poderia remover-me do meu cargo», declarou. O Presidente da Comissão Nacional de Eleições, Faustino Cardozo partilha desta posição, declarando que os membros da ASDT seriam ainda parte da liderança decidida pelo partido no anterior congresso nacional.

Faustino Cardozo solicitou ainda a Francisco Xavier do Amaral que abra as portas ao diálogo com Gil Alves e seus apoiantes, a fim de resolverem os problemas internos partidários.

(c) PNN Portuguese News Network

1 comentário:

Anónimo disse...

O avo Xavier deve pensar que e' dono do partido para por e dispor como bem entender.

Se a lei diz que os orgaos do partido sao eleitos em congresso nacional assim deve ser. Nao basta fazer uma reuniao e juntar um punhado de membros com o intuito de exonerar titulares do partido eleitos em congresso nacional.

O avo Xavier ja esta demasiado velho e ja nao esta de todo bom da cabeca.

Mais lidas da semana