segunda-feira, 11 de julho de 2011

Governo timorense abandona ideia de novo aeroporto em Díli, optando por ampliação do atual




MSO - LUSA

Díli, 11 jul (Lusa) -- O Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED) que o primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, apresenta terça-feira aos parceiros de desenvolvimento, abandona a ideia de um novo aeroporto de Díli, preferindo ampliar o atual.

O PED prevê a ampliação da pista do atual Aeroporto Nicolau Lobato e a construção de um novo terminal para o tornar apto a gerir um milhão de passageiros por ano, até 2020.

Apesar dessa ampliação, dos atuais 1.850 metros para os 2.500 metros de pista, o Aeroporto Nicolau Lobato não ficará apto a receber aviões de longo curso, o que exigiria uma pista de três mil metros e obrigaria a construção no mar, a uma profundidade de 60 metros, com custos "incomportáveis".

A decisão é baseada na convicção de que não será comercialmente viável no prazo de 20 anos operar em Timor-Leste com grandes aviões, segundo o plano.

Fica como reserva o Aeroporto de Baucau, com os seus 2.500 metros de pista atualmente fora de serviço e que, apesar de destinado a ser uma base militar, vai ser dotado de um terminal civil e torre de controlo, para servir de alternativa ao Aeroporto de Díli.

Construídos de novo vão ser os portos marítimos de Tibar e do Suai, um na Costa Norte e o outro na Costa Sul, mas com funções diferentes.

O Porto de Tibar destina-se a substituir o superlotado Porto de Díli, que deverá ser reconvertido em marina de recreio e que já não deverá ter capacidade para a movimentação de cargas dos próximos quatro anos, com os seus apenas 300 metros de cais.

De acordo com o projeto, já iniciado, será um porto multi-funcional, com capacidade para escoar um milhão de toneladas de carga comercial, e vai ser construído por fases, de acordo com a procura e as disponibilidades de financiamento.

A obra envolve a construção de um quebra-mar, construção de cais e instalações em terra, dragagem e estradas de acesso, incluindo uma via de ligação a Díli para o transporte rodoviário.

Já o Porto do Suai, que já deverá estar a funcionar em 2015, tem como primeiro objetivo servir de entrada aos materiais e equipamentos para o desenvolvimento da indústria do petróleo e do gás na Costa Sul e incluirá um parque de contentores, instalações logísticas, armazenamento de combustível e, eventualmente, um setor de construção e reparação naval.

2 comentários:

Anónimo disse...

No minimo podiam ter usado uma fotografia actual do aeroporto Nicolau Lobato que se encontra num ponto diferente de Dili, a beira-mar.

Esta fotografia e' do tempo Portugues (1974) e actualmente e' o sitio do novo Palacio Presidencial.

Este aeroporto na fotografia ja nao existe.

Página Global disse...

O leitor tem tazão; mas queriamos um fotografia de maior profundidade e não descobrimos nenhuma do atual aeroporto com essas caracteristicas. Estamos abertos a que nos enviem fotografias atuais de Timor Leste, Ficaremos agradecidos muito agradecidos.
Se acaso mandarem fotos pedimos que coloquem a autoria em letras pequenas num dos cantos das imagens. Por favor.

Muito obrigada.

BGamboa

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