segunda-feira, 18 de julho de 2011

Comunidade: Coordenador dos pontos focais realça importância da XXIII da CPLP





Luanda – O coordenador dos pontos focais da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP),  André Bento Salazar, realçou hoje, em Luanda, a importância da XXIII reunião deste órgão no quadro da estrutura da organização pela sua natureza.

Falando na abertura do encontro, André Bento Salazar, que preside pela primeira vez este órgão, salientou que a reunião tem um carácter relevante uma vez que precede os encontros do Comité de Concertação Permanente e do Conselho de Ministros e é ela que tem a responsabilidade de as preparar bem.

Argumentou que esta preparação passa pela apreciação atenta e boa adopção dos documentos que lhe são submetidos pelos órgãos do Secretariado Executivo, por este motivo os dois dias serão de trabalhos árduos.

Na agenda do evento, para o primeiro dia, os pontos focais da CPLP vão abordar o Anteprojecto de revisão do regimento do fundo especial da CPLP, reflectir sobre a estratégia de Segurança alimentar e nutricional da organização, no quadro da qual será apresentado o projecto de resolução para a XVI reunião ordinária do Conselho de Ministros.

Abordarão também o programa de Cooperação no âmbito da CPLP baseado na promoção dos direitos humanos das pessoas com deficiências.

Ainda no dia de hoje será abordado o Programa Indicativo de Cooperação, durante o qual será abordado o Relatório da direcção de Cooperação, referente ao período de Agosto de 2010 a Maio de 2011.

Neste encontro, os Pontos Focais vão ainda analisar, de acordo com a agenda, o Quadro de Execução de Projectos e Acções Pontuais e a apresentação do Relatório Financeiro Intercalar de 2011do Fundo Especial da CPLP.

A XXIII reunião ordinária dos pontos focais de cooperação da CPLP, que tem o seu termino previsto para terça-feira, dá início aos trabalhos de preparação da XVI reunião ordinária do Conselho de Ministros da organização, que vai decorrer de 21 a 22 do corrente mês.

Fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) Angola, Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Moçambique, Cabo Verde e Guiné Bissau.

Sem comentários:

Mais lidas da semana