sábado, 23 de julho de 2011

Moçambique: ALDEIA OLÍMPICA VAI AUMENTAR DISCREPÂNCIAS SOCIAIS EM MAPUTO




EMYP – LAS - LUSA

Maputo, 23 jul (Lusa) -- As infraestruturas que estão a ser construídas no bairro do Zimpeto, em Maputo, no âmbito dos Jogos Africanos 2011, vão aumentar as discrepâncias sociais da região, afirmou à agência Lusa o sociólogo moçambicano Eugénio Brás.

"Quem é que vai aceder, quem é que vai usufruir da Vila Olímpica? Não são aquelas populações ribeirinhas, como nunca foram aquelas populações à volta os frequentadores do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI)", afirmou Eugénio Brás.

Desde junho de 2010, está a ser construído no bairro do Zimpeto um conjunto de infraestruturas destinadas aos Jogos Africanos, que arrancam no dia 03 de setembro e que englobam uma Aldeia Olímpica com mais de 1.300 habitações, um empreendimento com duas piscinas olímpicas e um estádio, já finalizado. A Aldeia Olímpica fica situada ao lado de uma escola superior, o ISRI.

O Zimpeto é um bairro informal, da chamada "cidade de caniço" que rodeia a "cidade de cimento" de Maputo.

Para o sociólogo moçambicano, especialista em questões de demografia, desde 1990 que se assiste "a uma crescente fuga das populações para os arredores da cidade", resultante de um aumento do custo de vida no centro de Maputo, consequência do "processo de alienação de imóveis que pôs um certo fim à função da Administração do Património Imobiliário do Estado que geria todos os imóveis do Estado".

Considerando que a solução para a inclusão social não passa pelo regresso das populações ao centro de Maputo, Eugénio Brás vê no universo consumista das sociedades contemporâneas, outra "justificação para a fuga das pessoas para os arredores das grandes cidades".

"A gente pensa que todo mundo morando junto resolve o assunto, mas não! Até a questão do consumo, que é um aspeto de afirmação de identidade atual, é um fator de expulsão de um segmento da população que não consegue manter-se no centro da cidade", afirmou.

Depois da realização dos jogos, Eugénio Brás acredita que o valor da terra na zona de Zimpeto vai disparar, "forçando uma nova mobilização das populações locais para fora dos limites da cidade".

A solução para uma política de integração social das populações dos arredores de Maputo está, na opinião de Eugénio Brás, na descentralização dos serviços públicos, que estão, atualmente, sediados no centro da cidade.

"Se transferirmos os serviços principais da cidade, diversificarmos, democratizarmos, expandirmos essa rede de serviços e equipamentos do estado, o que vai acontecer é que vamos melhorar a mobilidade e a integração espacial", disse.

Os X Jogos Africanos realizam-se em Maputo entre 03 e 18 de setembro, encontrando-se já confirmada a presença de 42 delegações.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana