domingo, 3 de julho de 2011

OPOSIÇÃO CONSEGUIU MAIORIA ABSOLUTA NA TAILÂNDIA


Yingluck pode ser a primeira mulher a chefiar Governo (Damir Sagolj/REUTERS)

PÚBLICO – AFP

Eleitores preferiram partido do ex-primeiro-ministro afastado pelos militares

Os tailandeses deram este domingo uma maioria absoluta nas eleições legislativas ao Puea Thai, partido do ex-primeiro-ministro no exílio, Thaksin Shinawatra.

O Puea Thai (Partido para os Tailandeses), dirigido por Yingluck Shinawatra, irmã de Thaksin, tinha já conseguido 263 dos 500 lugares do parlamento quando estavam contados 97 por cento dos votos.

O Partido Democrata, dirigido pelo actual chefe do Governo, Abhisit Vejjajiva, elegera 161.

"O povo deu-me uma oportunidade. Vou fazer o meu melhor", disse Yingluck Shinawatra, 44 anos. O ainda primeiro-ministro, Abhisit Vejjajiva, já assumiu a derrota: "O resultado é claro. O Puea Thai ganhou as eleições e os Democratas foram derrotados", disse.

Desde que foram conhecidas as primeiras projecções que, na sede do Puea Thai, os militantes celebram a vitória. “Yingluck número um”, “Yingluck primeira-ministra”, gritou-se em ambiente de festa.

A eleição de hoje, e a forma como os resultados serão recebidos, é um dado muito importante para que seja ultrapassada a violência política no país.

1 comentário:

Anónimo disse...

Em Timor, a opozisaun ou seja a Fretilin do Mari Alkatiri (Fretilin-Maputo) nem se quer tem um pingo de esperanca para chegar aos calcanhares do Partido CNRT, liderado pelo heroi e eis-comandate das guerrillas, Xanana Kayrala Gusmao.

Nikita Kablaki

Mais lidas da semana