segunda-feira, 25 de julho de 2011

PAULO PORTAS EM MAPUTO




O PAÍS (Moçambique)

Cooperação Moçambique-Portugal

A visita visa renegociar alguns projectos económicos que Portugal mantém como Moçambique e dar vigor às relações diplomáticas entre os dois Estados. Confrontado por jornalistas, Paulo Portas disse hoje vai manter um encontro com o Governo moçambicano, de modo a definir-se os “dossiers” de cooperação que avançam e os que deverão esperar por algum tempo.

O ministro do Estado e dos negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, já se encontra em Maputo, na sua primeira visita a Moçambique desde que foi nomeado para o cargo, em resultado das eleições recentemente havidas naquele país europeu. A  visita visa, essencialmente, actualizar as relações económicas, políticas, sociais e culturais entre os dois estados.

Na conferência de imprensa que concedeu aos “media” moçambicanos, na tarde de ontem, Portas limitou-se a elogiar as relações existentes entre Moçambique e Portugal e a encorajar os empresários portugueses a investir em Moçambique.

Crédito de 300 milhões de dólares

“O País” questionou ao ministro Portas sobre o estágio da linha de crédito acordada na última visita do antigo primeiro-ministro, José Sócrates, em que Portugal prometeu desembolsar  300 milhões de dólares para financiar a construção de várias infra-estruturas no país, com destaque para a ponte que liga Maputo ao distrito municipal da Ka Tembe, na qual a Moçambique cabia uma participação em cerca de 45 milhões de meticais. Paulo Portas não teve resposta pronta e preferiu adiar a resposta para hoje, alegadamente porque antes deve ter um encontro com governantes moçambicanos.

*Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana