sexta-feira, 8 de julho de 2011

Portugal - Nobre: "Os que pensavam que estava à procura de um tacho enganaram-se"




ALFREDO PRADO – PORTUGAL DIGITAL

Em entrevista ao Portugal Digital, o ex-candidato presidencial e fundador da AMI não exclui regressar à política, dizendo que "o futuro a Deus pertence".

Brasília – Fernando Nobre, candidato independente derrotado à Presidência de Portugal e à presidência da Assembleia da República, está no Brasil. Em entrevista ao Portugal Digital e ao África21 Digital, fala das suas opções políticas, diz que a Europa está sem liderança e à beira da derrocada, que Portugal enfrenta tempos muito difíceis. E reage às críticas: "Os que pensavam que estava à procura de um tacho enganaram-se", atira Fernando Nobre.

O fundador da AMI elogia a “dignidade” do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e fala do distanciamento entre os partidos e a sociedade. Questionado sobre se vai continuar a fazer política responde que “o futuro a Deus pertence”.

“Tolerado, ostracizado, rejeitado”. Estes são os três andamentos do percurso de um político independente em Portugal. A definição é de Fernando Nobre, que, aos 59 anos, foi candidato independente a Presidente da República, em 2010, e, num feito inédito, obteve 14,1 por cento dos votos dos eleitores. O mesmo candidato que, poucos meses depois, aceitou o convite do actual primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, do Partido Social Democrata (PSD), para se candidatar a deputado e a presidente da Assembleia da República.

Vitorioso, aí chegado, António Nobre conheceu o terceiro “andamento”, o da rejeição. O candidato à segunda figura do Estado português não colheu, em duas votações, os apoios necessários para assumir a presidência do parlamento. Num gesto também inédito, renunciou ao lugar de deputado e abandonou a Assembleia da República. Voltou à fundação AMI, de que foi fundador há 27 anos, para prosseguir o seu trabalho de médico e de ajuda humanitária internacional.

Em São Paulo, onde se encontra em visita a um amigo, depois de ter viajado até Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, onde a AMI desenvolve um projecto em parceria com o Hospital de Milagres, António Nobre deu uma entrevista, por telefone, ao Portugal Digital.

Nesta sexta-feira, Nobre vai encontrar-se, na capital paulista, com jornalistas para falar da AMI, da lusofonia e ”de tudo um pouco”.

“Em 16 meses, fui a votos três vezes. Poucas pessoas o fizeram”


Nesse “tudo um pouco” cabe, naturalmente, o protagonismo político que o líder da organização não governamental assumiu nos últimos dois anos e que se tornou no centro de intensa polémica ao aceitar o convite de Passos Coelho para liderar a lista do PSD pelo círculo de Lisboa às eleições legislativas.

Controvérsias que se prolongaram quando, ao não ser eleito presidente da Assembleia da República, Fernando Nobre decidiu renunciar ao lugar de deputado.

“Isso significa que está a abandonar a actividade política pública?”, questiono.


“Tenho actividade política há mais de trinta anos, primeiro nos Médicos Sem Fronteiras, depois na AMI. Mas, nunca tive actividade política partidária, excepto recentemente. Em dezasseis meses fui a votos três vezes. Poucos pessoas o fizeram. Continuarei atento a todos os fenómenos políticos, sociais e económicos; continuarei atento aos desafios que se colocam a Portugal. Quanto à actividade política pública, o futuro a Deus pertence. Hoje, aprendi que não se deve dizer ´jamais´”.

Paradoxo


A sua candidatura ao Palácio de Belém e, depois, à mais alta cadeira no hemiciclo do parlamento geraram acesas discussões e consumiram grande quantidade de papel de jornal. Nobre era um “independente” e não se sabia com clareza o que pretendia. Desde que a Revolução dos Cravos pôs termo a uma longa ditadura, no 25 de Abril de 1974, os portugueses aprenderam a viver numa democracia em que os partidos se assumiram como intérpretes exclusivos dos cidadãos e da sociedade.

“Qual foi o seu maior desgosto nestes dois anos de intensa actividade política?”, pergunto.

“Não se pode falar em desgosto”, responde. “Mas, adianta, pode-se dizer que constatei um paradoxo”. “Quando os grandes pensadores, os politólogos dizem ser necessária a participação de novos actores na vida política, pese embora esses discursos, o caso é que quando um desses actores se levanta para contribuir, como foi o meu caso, pude constatar que esse novo actor não é bem quisto pela classe política tradicional”. “Esse foi o paradoxo que constatei e que me perturbou um pouco”, diz.

Fernando Nobre enfatiza o resultado obtido nas presidenciais, diz que “nada facilita a participação de um independente” e recorda que sempre disse “que me reservava o direito de ter uma intervenção política”.

”Há 20 anos que o PSD não ganhava em Lisboa”

Foi neste quadro que descobriu que só seria possível ter intervenção como independente “se estivesse numa estrutura partidária”. “E quem me deu essas garantias foi o dr. Passos Coelho, que me convidou para ser o ´número um’ do PSD por Lisboa”. “Há 20 anos que o PSD não ganhava em Lisboa”, enfatiza.

Passos Coelho, nomeado primeiro ministro, indicou Fernando Nobre para candidato do PSD à presidência da Assembleia da República. A proposta, que já era discutida em praça pública desde a inclusão do nome do candidato independente na lista dos social-democratas, não agradou a quase ninguém, à direita e à esquerda. Os deputados do CDS no governo de coligação do PSD disseram peremptoriamente que não votariam em Nobre. E o candidato não passou. A eleita acabaria por ser Assunção Esteves. “Não fui eleito, o que me fez avaliar toda a situação. Os que pensavam que estava à procura de um tacho enganaram-se. O que me motiva é a missão pelo meu país. Decidi renunciar e voltar à AMI”.

”Uma pessoa que muito respeito”

Uma renúncia com críticas aos partidos e ao sistema, mas com espaço para elogiar Pedro Passos Coelho, “uma pessoa que muito respeito e admiro e de quem sou amigo, uma pessoa com grande dignidade e sentido de Estado”, diz.

“Acha que este governo tem condições para tirar o país da crise?”, questiono. “O governo recebeu uma herança muito pesada: seis anos de governo Sócrates [ex-primeiro ministro, do Partido Socialista, derrotado nas eleições legislativas de 5 de junho] duplicaram o endividamento externo do país e descontrolo das contas públicas; Portugal é hoje o segundo país com maior fuga de cérebros. Uma situação que dificulta muito a tarefa do governo”, responde.

Um quadro que Fernando Nobre completa com a avaliação da situação europeia no seu conjunto. Um retrato que está longe de ser optimista.

“Há risco de derrocada do projecto europeu, por falta de liderança, e poderão vir aí crises sociais muito graves”, diz. O agravamento das crises em vários países e o papel nefasto das agências de classificação de risco são apontados por Nobre como exemplo da necessidade de criar “uma agência pública de rating europeia”. “ Portugal está numa situação muito difícil e [tirar o país da crise] isso não tem só a ver com a competência do governo; há factores externos que Portugal não controla. A Europa está sem liderança. O que vai acontecer à Bélgica, à Itália?”, questiona.

Ӄ tempo de repensar a democracia"

“Num ambiente de deterioração da situação económica e social, como aquela a que assistimos em Portugal e em outros países, o distanciamento crescente da sociedade em relação aos partidos, visível nas elevadas abstenções em actos eleitorais, não reflete o esgotamento do modelo democrático tal como existe?”, pergunto.

“É verdade que, de acordo com uma pesquisa , 82% dos portugueses não acreditam na classe política e é verdade também que os partidos políticos vêem com muita resistência o surgimento de novos actores – o dr.Passos Coelho teve muita coragem para me convidar”, responde. “Mas,o resultado [ da candidatura à presidência da Assembleia da República] mostrou que os partidos não vêem com bons olhos o surgimento de novos actores”, completa.

Fernando Nobre diz que “se é verdade que os partidos são pilares insubstituíveis da democracia, também é verdade que é necessário renovar os partidos, para que as bases não sejam aprisionadas pelas cúpulas”. Afinal, os cidadãos querem uma “democracia participativa, querem cada vez mais ser escutados”. “Daí o seu alheamento, o seu afastamento”, afirma.

A renovação do sistema é fundamental. É tempo de pôr termo à prática do “tolerado, ostracizado, rejeitado” de que são alvo os independentes, defende. Afinal, “é tempo de repensar a democracia que queremos, senão corremos o risco de termos a nossa própria democracia em perigo”, diz.

“Uma última pergunta, dr. Fernando Nobre: vai continuar a ter actividade política activa?” “Vou continuar a acompanhar atentamente tudo o que se passa no meu país e no mundo. O futuro a deus pertence”, conclui.

Sem comentários:

Mais lidas da semana