terça-feira, 12 de julho de 2011

PR Horta saúda independência de Sudão do Sul e transmite desejo de estabelecer relações




MSO - LUSA

Díli, 12 jul (Lusa) -- O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, saudou o nascimento do Estado do Sudão do Sul e anunciou o desejo do seu país em estabelecer relações diplomáticas com a nova república, divulgou hoje a presidência.

A independência do Sudão do Sul, a 09 de julho, sublinha Ramos-Horta, "reflete a aspiração mais profunda do povo do Sudão do Sul, conforme expresso no referendo em janeiro, após décadas de luta e sofrimento".

"A determinação do povo do Sudão do Sul culminou finalmente neste grande momento, que abre agora as portas a inúmeras oportunidades para que o novo país possa avançar na senda da democracia, prosperidade, paz e harmonia", declarou o Presidente da República de Timor-Leste.

Na declaração, Ramos-Horta diz estar empenhado "em parceria com o Estado e o povo do Sudão do Sul, para a promoção da democracia, liberdade e direitos humanos no mundo" e anuncia que Timor-Leste "deseja estabelecer relações diplomáticas" com a República do Sudão do Sul.

"A República Democrática de Timor-Leste e a República do Sudão do Sul estão unidas pela história da luta dos nossos povos, pelo respeito mútuo e pela visão partilhada de um mundo em que as nações, os Estados e os povos podem coexistir em paz e harmonia, e em que a natureza é preservada para as gerações futuras", conclui.

Sem comentários:

Mais lidas da semana