domingo, 17 de julho de 2011

Resultados das presidenciais em São Tomé serão anunciados antes das 24 horas de domingo




VYR – EL - LUSA

São Tomé, 16 jul (Lusa) - Os primeiros resultados das eleições presidenciais de domingo em São Tomé e Príncipe deverão ser divulgados ainda nesse dia, disse hoje â imprensa o presidente da Comissão Eleitoral Nacional (CEN).

Vítor Correia, que falava no final do encontro que a CEN manteve no edifício do parlamento com os cerca de 80 observadores internacionais que já se encontram no país, acrescentou que o material eleitoral começa a ser distribuído pelas 265 assembleias de voto a partir das 01:00 de domingo (02:00 em Lisboa).

"Esta tudo a postos para que escrutínio se realize amanhã (domingo) sem grandes problemas", disse.

Instado a comentar o facto dos boletins de voto terem os nomes dos 14 candidatos que apresentaram a candidatura e serem 10 os que viram a candidatura validada pelo Tribunal Constitucional, Vítor Correia considerou "não haver problema nenhum".

"Não viola qualquer questão legal. Mas os eleitores estão informados da existência de 14 nomes nos boletins de voto mas só 10 candidatos concorrem a essas eleições. Não há problema nenhum", acentuou.

Quanto aos incidentes registados no último dia de campanha eleitoral, envolvendo alegados apoiantes de Aurélio Martins e que resultou no cancelamento do comício de encerramento daquele candidato, o presidente da CEN salientou não ter sido recebida qualquer queixa.

"Pode ter havido um ou outro caso, mas a CEN não recebeu qualquer queixa nem foi notificada sobre qualquer acontecimento que pudesse marcar negativamente o processo", afirmou.

Quanto aos observadores internacionais presentes e os que ainda deverão chegar hoje a São Tomé, Vítor Correia disse que vêm em representação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da União Africana e da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), além de países amigos, como os países africanos de língua portuguesa e comissões eleitorais homólogas do Burundi, Gabão e Guiné Equatorial.

A missão da CEEAC é dirigida por Catherine Samba-Panza, presidente da Associação das Mulheres Juristas Centro-africanas.

A missão de observação eleitoral da CPLP é dirigida pelo antigo primeiro-ministro angolano Fernando França Dias Van-Dúnem, e integra 11 elementos, provenientes de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal, que permanecerão em território são-tomense até ao próximo dia 21.

Em declarações à imprensa, Fernando França Dias Van-Dúnem considerou "bom sinal de maturidade" a existência de 10 candidatos presidenciais.

"Acho que é um bom sinal de maturidade e também de consciencialização do povo de São Tomé, porque hoje ser-se candidato já não constitui um risco político", declarou.

"Só faço um voto que ganhe o povo são-tomense e que ganhe a democracia", concluiu.

Os 10 candidatos concorrem à sucessão do Presidente Fradique de Menezes, impedido constitucionalmente de fazer um terceiro mandato consecutivo.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana