sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sudão: GOVERNO DE CARTUM ASSINA ACORDO DE PAZ COM GRUPO REBELDE




INFORPRESS - LUSA

Doha, 14 jul (Inforpress) - O governo de Cartum assinou hoje em Doha um acordo de paz com um grupo rebelde do Darfur, uma região do Sudão em conflito armado desde 2003, após meses de negociações.

O documento foi concluído entre o governo do presidente Omar el-Béchir e o Movimento para a Libertação e Justiça, uma coligação de pequenos movimentos rebeldes sem grande capacidade no terreno.

A assinatura do "Documento para a paz no Darfur" contou com a presença de Béchir, do emir do Qatar, Hamad ben Khalifa al-Thani, e dos presidentes do Chade, da Eritreia, da Etiópia e do Burkina Faso.

As negociações foram patrocinadas pela União Africana, pela ONU e pela Liga Árabe e foram boicotadas pelo Movimento para a Justiça e Igualdade, o mais militarizado dos grupos rebeldes do Darfur.

Este grupo já rejeitou o acordo. "Não é um acordo de paz, é um acordo de distribuição de empregos, oferece lugares aos que o assinam e não resolve os verdadeiros problemas do Darfur", declarou à AFP um porta-voz do Movimento para a Justiça e Igualdade, Gibril Adam.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana