quarta-feira, 6 de julho de 2011

Timor-Leste: CENSOS REVELAM AUMENTO DA POPULAÇÃO E DO DESEMPREGO




MSO - LUSA

Díli, 06 jul (Lusa) -- Aumento populacional e do desemprego, rápida migração para a capital, mais acesso a eletricidade, televisão e telemóvel e redução do analfabetismo, são dados revelados pelos últimos censos em Timor-Leste, cujos principais resultados vão ser apresentados sexta-feira.

Os principais resultados dos Censos à População e Habitação de 2010 vão ser divulgados pela Direção Nacional de Estatística, numa cerimónia que deverá contar com a presença do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, da ministra das Finanças, Emília Pires, e do representante Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), Pornchai Suchitta. 

De acordo com fonte do Ministério das Finanças, "no vasto material estatístico destacam-se algumas tendências como o grande aumento da população total, a migração rápida para Díli continua, as taxas de alfabetização estão a melhorar e um grande número de novas oportunidades de trabalho será necessário para reverter a tendência de declínio da participação da força de trabalho e das taxas de emprego". 

Dos dados recolhidos conclui-se também que "o número de domicílios com acesso a equipamentos sociais como telefones celulares, TV e eletricidade aumentou dramaticamente", mas, em aparente contradição, "nove em cada dez famílias timorenses ainda usam lenha para cozinhar".

Além de dados sobre o acesso às comodidades domésticas, taxas de alfabetização e de emprego, os censos contêm indicadores sobre a produção agrícola e pecuária, número de matrículas escolares, materiais usados na habitação e saneamento, bem como pessoas com diferentes tipos de deficiência, entre outros.

Os dados foram processados de forma a permitir uma leitura comparativa dos diferentes indicadores entre as áreas rural e urbana, homens e mulheres, e entre diferentes grupos etários.

De acordo com o relatório preliminar lançado no final de 2010, a população de Timor-Leste aumentou 15 por cento em seis anos, sendo atualmente de 1.066.582 habitantes.

Comparativamente a 2004, ano em que se haviam realizado os últimos censos populacionais, houve um acréscimo de 143.384 pessoas, sendo que o distrito de Díli foi o que mais cresceu, tendo agora 234.331 habitantes (21.97 por cento do total da população do país), quando em 2004 possuía 175.730.

Do total de habitantes do país, mantém-se a prevalência do sexo masculino, que já se verificava em 2004, sendo que existem 541.147 homens e 525.435 mulheres.

No que respeita à densidade populacional, situa-se agora nos 71.5 por quilómetro quadrado, quando em 2004 era de 61.9 sendo os distritos de Díli, Ermera, Liquiçá, Oecusse, Baucau e Ainaro os mais povoados e os de Manatuto, Lautem, Manufahi e Viqueque aqueles que têm menor concentração populacional.

Os Censos 2010 foram realizados em todo o país entre 11 e 25 de julho do ano passado.

Além do relatório principal que vai agora ser apresentado, a Direção Nacional de Estatística tem prevista a publicação, até ao final do ano, de relatórios temáticos sobre fecundidade, mortalidade, migração e urbanização, educação, projeções de população, força de trabalho, agricultura, deficiência e dimensões de género.

O Censo 2010 é uma parceria entre o Governo de Timor-Leste e o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP).

Sem comentários:

Mais lidas da semana