quarta-feira, 6 de julho de 2011

Timor-Leste: Governo apela à imparcialidade das forças de segurança nas eleições de 2012




MSO - LUSA

Díli, 06 jul (Lusa) -- O secretário de Estado da Segurança, Francisco Guterres, apelou hoje aos agentes da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) para atuarem "com neutralidade e imparcialidade" durante os períodos eleitorais de 2012. 

Francisco Guterres falava durante a cerimónia de encerramento do nono curso de manutenção de ordem pública e do oitavo curso de segurança e proteção a altas entidades, ministrado pela GNR ao Batalhão de Ordem Pública (BOP) da PNTL, que hoje se realizou no Comando Geral, em Díli.

O nono curso de manutenção da ordem pública foi frequentado por 19 instruendos, dos quais 15 obtiveram aproveitamento, e o oitavo curso de segurança e proteção a altas individualidades teve 14 formandos, dos quais 10 concluíram a formação com sucesso.

Francisco Guterres exortou os agentes da PNTL a continuarem a melhorar a sua atuação, tendo em vista assegurar a estabilidade durante os vários eventos a ocorrer em 2012, como as eleições presidenciais e parlamentares, apelando-lhes que "sirvam com neutralidade e imparcialidade o Estado e não partidos políticos ou alguns grupos".

Foi "um curso importante para os agentes da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) por contribuir para melhorar a capacidade policial na manutenção da estabilidade e segurança do país", considerou.

"Espero que esta formação vá melhorar a capacidade da nossa polícia para proteger a comunidade e reforçar a confiança", disse.

O secretário de Estado elogiou a atuação da PNTL, que "começa a dar passos significativos na aquisição de conhecimentos e habilidades para intervir e solucionar conflitos, respondendo positivamente ao programa do Governo de reforma do setor da segurança".

"Muitas questões devem melhorar, especificamente o problema da renovação de meios logísticos, mas, apesar das limitações orçamentais, o Governo tem vindo a procurar criar condições que facilitem e melhorem o trabalho dos agentes da PNTL", afirmou.

Na mesma ocasião, Longuinhos Monteiro, comandante geral da PNTL, manifestou confiança nos seus homens, observando, no entanto, que a limitação dos recursos humanos é ainda uma preocupação do Comando Geral.

Longinhos Monteiro agradeceu à Guarda Nacional Republicana (GNR) a formação ministrada em várias valências e apelou ao Batalhão de Ordem Pública para refrescar a sua capacidade, treinando as aptidões que adquiriram, para, a qualquer momento, poder desempenhar cabalmente tarefas na manutenção da segurança no país.

Sem comentários:

Mais lidas da semana