sábado, 2 de julho de 2011

Timor-Leste: Decisão sobre a exploração do campo Sunrise é política - Presidente da Galp




LUSA

Díli, 01 jul (Lusa) -- O presidente executivo da Galp Energia afirmou hoje que a solução para a exploração do gás natural do campo Greater Sunrise "é claramente política" e não uma questão tecnológica.

Falando no balanço de encerramento da conferência "Energia em Timor-Leste", que durante dois dias reuniu em Díli especialistas do setor, nomeadamente da Galp, da Petrobras e da Petrogal Angola, Manuel Ferreira de Oliveira comentou o diferendo que tem oposto as autoridades timorenses à Woodside, petrolífera australiana que lidera o consórcio a quem está a atribuída a concessão daquele campo de exploração conjunta entre Timor-Leste e a Austrália.

"A minha impressão de profissional do setor é que os problemas não são tecnológicos, nem são das reservas do Greater Sunrise, são problemas políticos. A solução última é claramente uma solução política", disse.

"É altura dos políticos puxarem dos seus galões e resolverem e depois deixarem os engenheiros executar bem as suas decisões. Os engenheiros saberão encontrar os meios adequados", declarou o Presidente da Galp.

Ferreira de Oliveira disse não querer assumir "nenhum tipo de posição em relação a esse desafio nacional", mas observou que a Galp "está direta ou indiretamente envolvida em projetos de liquefação, um dos quais com soluções flutuantes offshore, outros com soluções onshore".

"É claro que uma unidade em terra cria mais postos de trabalho, mais riqueza e mais oportunidades para a população local", afirmou.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Eng. Ferreira de Oliveira,

Agora é que voçê disse tudo, os multimilionários da Woodside, não sabem bem, com quem estão a negociar, o Xanana é o Asterix, aqui da Ásia. Os Timorenses esperaram quase 500 anos pela independência, por isso ou o Gasóduto vem para Timor ou nada feito. Os Indonésios não vergaram este pequeno povo, não vai ser agora uns Aussies multimilionários que os vão vergar.
Woodside, voçês já perderam a batalha e estão a perder milhões todos os dias, só têm uma hipótese, trazer o gasóduto para o Suai.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana