sábado, 2 de julho de 2011

TIMOR-LESTE E GALP VÃO CRIAR EMPRESA DE PETRÓLEOS E GÁS




OJE – LUSA

A Galp Energia e o Governo de Timor-Leste assinaram hoje em Díli um memorando de entendimento para a assistência técnica ao desenvolvimento da Empresa Nacional de Petróleos e Gás Natural de Timor-Leste (TimorGap).

O memorando foi assinado no final da conferência "Energia em Timor-Leste", organizado conjuntamente pelo Parlamento Nacional e pela Galp Energia, com a participação de especialistas da Petrobras e da Petrogal Angola, além da Galp e de quadros timorenses.

Nos termos do documento, vai ser criada uma equipa de trabalho conjunta, que vai trabalhar na concepção e desenvolvimento da nova empresa nacional timorense, bem como num programa de recursos humanos e quadros técnicos.

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, que encerrou a conferência, fez "um apelo para que os seus efeitos se façam sentir a curto prazo", porque "a energia, e em particular o petróleo e o gás, constituem a principal riqueza, em termos de recursos naturais do país".

Mas, "para que os timorenses possam usufruir dos seus benefícios, precisam de saber explorar e produzir de forma eficiente", acrescentou o chefe do Governo.

"Timor-Leste dispõe ainda de poucos quadros preparados para participar em áreas críticas como esta, mas temos alguns quadros jovens com vontade e já com preparação adequada para enfrentarem estes desafios que constituem um desígnio nacional", disse.

Xanana Gusmão salientou que a partilha de uma mesma língua entre as empresas presentes do sector energético e o facto de se inserirem no espaço lusófono que percorre todos os continentes, permite "desenvolver e aprofundar laços de cooperação em áreas fundamentais".

"Estou certo que todos temos a beneficiar na CPLP, tendo a língua comum como um elo de ligação com significado económico, o que possibilitará estarmos juntos em outros mercados fundamentais", defendeu.

O primeiro-ministro enalteceu a presença "desinteressada em Timor-Leste de dois gigantes na área da energia" como a Galp e a Petrobras.

"A Galp Energia é uma empresa que goza de um capital que nos estimula, tanto em Portugal, como nos países da CPLP. Registo com apreço a circunstância de se ter feito representar ao mais alto nível, pelo seu presidente", referiu.

"A Petrobras, do Brasil, é uma das maiores companhias do mundo, responsável pela mais significativa descoberta dos últimos 15 anos, ao ter adquirido a tecnologia que lhe permite fazer as perfurações mais profundas como o está a fazer na bacia de Santos", continuou Xanana Gusmão.

Para o primeiro-ministro, "a qualidade da conferência terá forçosamente que resultar em mais-valias para os timorenses, de que o memorando de entendimento assinado é já um fruto, num momento em que Timor-Leste dá os primeiros passos na indústria do petróleo e do gás, que vai permitir o desenvolvimento económico e social do país".

Sem comentários:

Mais lidas da semana