quarta-feira, 27 de julho de 2011

Timor-Leste: FRETILIN INICIA CAMPANHA DAS “DIRETAS” PARA ESCOLHER OS SEUS LÍDERES




MSO - LUSA

Díli, 27 jul (Lusa) -- A FRETILIN, maior partido da oposição em Timor-Leste, inicia quinta-feira a campanha interna para escolher a liderança, com uma lista única, encabeçada por Francisco Lu Olo a presidente e Mari Alkatiri a secretário-geral.

É a primeira vez que um partido político timorense realiza eleições diretas para escolher os seus líderes, numa votação que será realizada a 20 de agosto, com urnas organizadas nos vários sucos (freguesias) do país.

De acordo com o regulamento daquele partido, há um período de campanha eleitoral junto dos militantes, tendo a lista única apresentada a escrutínio optado por abrir a campanha em Aileu.

A campanha interna decorre de 28 de julho a 17 de agosto, estando a votação agendada para 20 de agosto.

As novas regras do partido exigem que mesmo que haja apenas uma lista de candidatos decorra a campanha e a votação por escrutínio secreto de todos os militantes.

"Esta será a primeira vez que um partido político faz uma votação direta dos militantes para a sua liderança neste país, e talvez mesmo em toda a região da Ásia-Pacífico", disse à Lusa José Teixeira, porta-voz da FRETILIN.

A lista única optou por abrir a campanha em Aileu, vila de significado histórico porque foi a primeira a ser declarada "zona libertada" pela FRETILIN, ainda durante o período de administração portuguesa e antes da invasão indonésia.

Até agora, a escolha das lideranças da FRETILIN era feita em congresso, em que tinham capacidade eleitoral os cerca de mil delegados, que por sua vez eram escolhidos pelos militantes de base, em representação dos distritos, processo esse comum a outros partidos timorenses.

As eleições em Timor-Leste estão previstas para 2012, ainda sem data marcada.

2 comentários:

Anónimo disse...

Escolher com lista única! (sic)

Anónimo disse...

É melhor que a palhaçada do CNRT em que haviam dois pacotes com o nome de Xanana estavam incluídas nos dois. E mais sem votos diretos de todos militantes.

No caso da FRETILIN os dois candidatos sairão mais legitimados com os votos diretos, secretos e legítimos de todos militantes em Timor Leste.

Parabéns a FRETILIN!

VIVA FRETILIN!

Mais lidas da semana