sexta-feira, 1 de julho de 2011

Timor-Leste: "Laços históricos" também pesam em parceria estratégica para o petróleo e gás





Díli, 30 jun (Lusa) -- O secretário de Estado dos Recursos Naturais de Timor-Leste, Alfredo Pires, disse hoje que o país está interessado em estabelecer parcerias com quem tem relações históricas para gerir os recursos energéticos.

"Nos nossos planos, para gerir os recursos energéticos interessa-nos procurar parcerias e nesse espírito uma parceria muito interessante será com entidades de países com quem temos ligações históricas", afirmou.

Alfredo Pires falava no primeiro dia da conferência "Energia em Timor-Leste", coorganizada pelo Parlamento timorense, pelo Governo de Timor-Leste e pela Galp Energia, que decorre durante dois dias em Díli.

Em declarações à Lusa à margem do encontro, o secretário de Estado disse que o Governo está a preparar concursos para novas concessões de exploração de petróleo e gás nas suas águas exclusivas e em terra.

"O ano de 2012 vai ser bastante interessante e as portas estão abertas para os que quiserem vir. Vamos também criar a nossa companhia nacional de petróleo, a Timor Gap, que também vai ter os seus parceiros", disse.

Parceiro da nova empresa deverá ser a portuguesa Galp, que assina sexta-feira um memorando de entendimento com as autoridades timorenses, conforme disponibilidade manifestada pelo seu presidente, Manuel Ferreira de Oliveira.

Sem comentários:

Mais lidas da semana