Díli, 30 jun (Lusa) -- O secretário de Estado dos Recursos Naturais de Timor-Leste, Alfredo Pires, disse hoje que o país está interessado em estabelecer parcerias com quem tem relações históricas para gerir os recursos energéticos.
"Nos nossos planos, para gerir os recursos energéticos interessa-nos procurar parcerias e nesse espírito uma parceria muito interessante será com entidades de países com quem temos ligações históricas", afirmou.
Alfredo Pires falava no primeiro dia da conferência "Energia em Timor-Leste", coorganizada pelo Parlamento timorense, pelo Governo de Timor-Leste e pela Galp Energia, que decorre durante dois dias em Díli.
Em declarações à Lusa à margem do encontro, o secretário de Estado disse que o Governo está a preparar concursos para novas concessões de exploração de petróleo e gás nas suas águas exclusivas e em terra.
"O ano de 2012 vai ser bastante interessante e as portas estão abertas para os que quiserem vir. Vamos também criar a nossa companhia nacional de petróleo, a Timor Gap, que também vai ter os seus parceiros", disse.
Parceiro da nova empresa deverá ser a portuguesa Galp, que assina sexta-feira um memorando de entendimento com as autoridades timorenses, conforme disponibilidade manifestada pelo seu presidente, Manuel Ferreira de Oliveira.
Sem comentários:
Enviar um comentário