sexta-feira, 15 de julho de 2011

Timor-Leste: “MAL ENTENDIDO” FRONTEIRIÇO DE PASSABE ESTÁ RESOLVIDO - MNE




MSO - LUSA

Díli, 14 jul (Lusa) -- O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste anunciou hoje que o "mal-entendido" quanto à linha de fronteira com a Indonésia em Passabe, Oecusse, "encontra-se resolvido" e a colocação dos postes e painéis solares "pode prosseguir".

Uma instalação de energia fotovoltaica que estava a ser construída em Passabe, Oecusse, pelo Governo timorense, foi destruída em meados de junho por um grupo de indonésios, moradores da aldeia de Haumeni Ana, que tentaram parar a instalação por considerarem ser uma área disputada.

Numa nota difundida aos meios de comunicação social, o MNE timorense esclarece que "esse mal-entendido encontra-se resolvido, a construção pode prosseguir e para esse entendimento contribuiu a boa cooperação entre as autoridades locais de ambas as partes".

O MNE reconhece que "entre os dias 11 e 14 de junho, elementos da população indonésia vizinha de Passabe e elementos das TNI (forças militares indonésias) expressaram aos elementos da Unidade de Patrulhamento de Fronteira preocupação sobre a colocação dos postes e painéis solares, junto da fronteira, alegando que a linha de fronteira não estaria ainda definida nesse local".

Como resultado dessa intervenção, "a obra foi parada temporariamente", acrescenta.

Na nota agora difundida, o MNE confirma que "o terreno em questão é do lado de Timor-Leste, conforme foi constatado pelos técnicos, e foi enviada a informação à República da Indonésia pelos canais diplomáticos".

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros entende conveniente prestar um esclarecimento sobre o que foi dito e sobre a situação do processo de definição de fronteiras com a República da Indonésia.

A zona de Passabe já era uma zona resolvida e não uma zona em disputa. Aconteceu simplesmente que se verificaram nessa zona mal-entendidos, em relação à linha de fronteira que tinha sido acordada, e que estiveram na origem de perturbações na instalação de postes de iluminação, na zona próxima da fronteira, em território timorense.

Em relação aos três segmentos de fronteira ainda não resolvidos, existe uma manifestação oficial, expressa por parte dos ministros dos Negócios Estrangeiros de ambos os países, do objetivo de ter todos os segmentos de fronteira resolvidos até final do ano de 2011.

Sem comentários:

Mais lidas da semana