domingo, 10 de julho de 2011

Timor-Leste: Ministro dos Negócios Estrangeiros australiano em visita de dois dias ao país




MSO - LUSA

Díli, 09 jul (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Kevin Rudd, deverá chegar hoje à tarde (hora local) a Timor-Leste para uma visita oficial de dois dias aquele país, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros timorense.

Kevin Rudd deverá chegar cerca das 15:00 (hora local) e será recebido logo depois pelo seu homólogo timorense, Zacarias Albano da Costa, com quem vai ter uma reunião para debater assuntos bilaterais, um encontro no qual deverá participar também o embaixador australiano em Díli, Armitage Miles.

Da parte timorense, além do chefe da diplomacia, participarão também nesta reunião o embaixador Abel Guterres, o diretor-geral das Relações Externas, Juvencio de Jesus Martins, o diretor nacional para os Assuntos Bilaterais, Lisualdo Gaspar, e o diretor nacional para a Cooperação Internacional, Francisco Fernandes.

O restante programa da viagem do chefe da diplomacia australiano não foi divulgado, mas uma das questões que deverá ser abordada é a ajuda ao desenvolvimento por parte da Austrália a Timor-Leste.

A deslocação de Kevin Rudd a Timor-Leste ocorre em vésperas da reunião com os parceiros de desenvolvimento, em que o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, vai apresentar o Plano Estratégico (PED) e numa altura em que o Governo australiano se dispõe a concentrar a sua ajuda em três países apenas: Timor-Leste, Nova Guiné e Indonésia, segundo a imprensa australiana, que noticiou quinta-feira o fim da ajuda à China e à Índia.

Refira-se que o Plano Estratégico de Desenvolvimento de Timor-Leste assenta no gás e no petróleo como motor da industrialização do país e pressupõe a instalação de uma planta de transformação de gás no seu território, e a ligação por gasoduto até ao campo de exploração conjunta com a Austrália de Greater Sunrise.

Sem comentários:

Mais lidas da semana