quinta-feira, 21 de julho de 2011

Timor-Leste: UE apoia reforço da capacidade do Parlamento com quatro milhões de euros




MSO - LUSA

Díli, 21 jul (Lusa) - A União Europeia vai financiar o reforço da capacidade institucional do Parlamento de Timor-Leste com quatro milhões de euros, nos termos de dois acordos hoje assinados em Díli.

"Esta contribuição é parte do compromisso da União Europeia para apoiar e promover a democracia, como um pilar essencial da ação externa da União Europeia em todo o mundo", sublinhou Juan Carlos Rey, embaixador da União Europeia em Timor-Leste.

O financiamento europeu será canalizado através do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), no âmbito do projeto de "Fortalecimento da Capacidade Institucional do Parlamento Nacional de Timor-Leste", apoiado pela UE.

Finn Reske-Nielsen, representante especial adjunto do secretário-geral das Nações Unidas em Timor-Leste, saudou a cooperação entre a União Europeia e o PNUD para fortalecer o Parlamento Nacional timorense, e disse esperar que "contribua para serem alcançados os objetivos estratégicos do Parlamento Nacional, como suprema instituição democrática".

O objetivo principal do projeto é "fortalecer a base democrática de responsabilidade, supervisão e transparência" do Parlamento Nacional, através do desenvolvimento das suas capacidades institucionais.

Foram assinados hoje por Juan Carlos Rey e Finn Reske-Nielsen o acordo de contribuição entre a UE e o PNUD, e o documento do projeto pelo presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste, Fernando Lasama de Araújo, e pelo representante das Nações Unidas.

A aplicação do programa vai começar em agosto, estendendo-se até fevereiro de 2015, segundo esclareceu fonte da representação da União Europeia em Díli.

Na cerimónia, que decorreu no Parlamento Nacional, estiveram presentes deputados e funcionários parlamentares, elementos do corpo diplomático e representantes de parceiros internacionais e agências das Nações Unidas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana