quarta-feira, 20 de julho de 2011

Tribunal de Pretória condenou moçambicana a prisão perpétua por tráfico de seres humanos




CFF - LUSA

Maputo, 20 jul (Lusa) - Um tribunal regional de Pretória, África do Sul, condenou terça-feira a prisão perpétua por tráfico seres humanos uma cidadã moçambicana, um julgamento que decorria desde 2008, noticiou hoje o jornal Notícias.

Segundo o jornal, Aldina dos Santos, mais conhecida por Diana, foi condenada a uma pena de prisão perpétua pela prática de três crimes de tráfico e a outra pena de 12 meses por crimes relacionados com a exploração sexual de menores.

Aldina dos Santos, de 32 anos, mãe de dois filhos, está presa desde 13 de fevereiro de 2008 numa cadeia de alta segurança de Pretória, acusada de ter aliciado três raparigas, também moçambicanas, na praia da Costa do Sol, em Maputo, sob falsas promessas de estudos e para trabalhar na África do Sul.

O tribunal não decretou qualquer indemnização a pagar às vítimas, como reclamavam os familiares das menores.

A defesa da arguida anunciou que vai recorrer da sentença, que considerou "exagerada", alegando que Aldina dos Santos tem filhos menores.

A juíza sublinhou que em três anos de julgamento Aldina dos Santos nunca mostrou arrependimento, defendendo sempre que foram as vítimas que pediram para ir viver com ela na África do Sul e que estariam dispostas a ser exploradas sexualmente.

O tribunal recordou que além de ter explorado as jovens, Aldina dos Santos as obrigou a tomar drogas para que conseguissem manter relações sexuais com vários parceiros.

Aldina dos Santos vai cumprir a pena na cadeia de máxima segurança de Pretória, onde entrou em fevereiro de 2008, após ter sido denunciada pelo jurista Inácio Mussanhane, que no final da sessão se mostrou satisfeito com a decisão, mas lamentou não ter sido fixada indemnização às vítimas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana