terça-feira, 9 de agosto de 2011

Angola - Huíla: Ministro quer responsabilidade no atendimento dos antigos combatentes




ANGOLA PRESS

Lubango - O ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Kundi Paihama, chamou, segunda-feira, na cidade do Lubango, província da Huíla, a atenção dos funcionários do seu ministério para maior responsabilidade e dinamismo no tratamento das questões que têm a ver com os pensionistas.
 
Falando num encontro com os responsáveis das Associações de Antigos Combate na província da Huíla, o ministro disse ser necessário que os quadros do seu pelouro tenham consciência e maturidade no atendimento aos assistidos.
 
Kundi Paihama afirmou que o sector deve ser dinamizado e moralizado e, para que este desiderato seja cumprido, urge a necessidade de haver mudanças no comportamento dos funcionários do topo à base.
 
"Estou sem saber porque é que continua a se registar atrasos no pagamento das pensões dos antigos combatentes a nível da província. Vamos averiguar esta situação que tem  preocupado o Executivo e as famílias dos ex-militares", ressaltou.
 
Segundo o governante, tem havido muita burocracia no atendimento aos pensionistas, pois os ministérios dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e das Finanças estabeleceram um acordo para que haja celeridade no processo de pagamento das pensões.
 
"Estive na província do Cunene e encontrei respostas positivas, pois a liquidação das pensões está em dia, mas nas restantes províncias o processo continua moroso e sem qualquer explicação", sublinhou.
 
Na província da Huíla, a Direcção dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria controla cinco mil e 742 pensionistas, entre viúvas e filhos.

Kundi Paihama, que iniciou uma visita de trabalho de dois dias a província da Huíla, onde manteve um encontro com o governador provincial, Isaac dos Anjos, visitou as instalações da Direcção dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e o local onde será edificado as instalações da associação dos ex-militares.
 
Na terça-feira, o titular da pasta dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria vai manter um encontro com os antigos combatentes, deficientes de guerra, viúvas, órfãos e ascendentes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Envio desde já as minhas saudacoes PATRIOTICAS. Gostaria de saber quem São os pensionistas de k se referem? Será k os ex: militares soldados e oficiais das Fapla fazem parte deste grupo de pensionistas?Agradecia muito sinceramente k alguém me esclarece se está questão. Encontro em tratamento fora do País . Um abracao.

Mais lidas da semana