domingo, 21 de agosto de 2011

Angola: LÍDER DA UNITA EXORTA MILITANTES A CONVIVÊNCIA PACÍFICA




EL – NME - LUSA

Lobito, Angola, 21 ago (Lusa) -- O presidente da UNITA, maior partido da oposição angolana, exortou os militantes desta força partidária a destacarem-se pelo "respeito" e as "diferenças políticas para consolidação da paz e da democracia", noticiou hoje ao fim do dia a agência Angop.

Isaías Samakuva, que falava sábado numa iniciativa política no bairro da Canata, no Lobito, pediu aos militantes da UNITA que se abstenham de "provocações de carácter político", para "salvaguardar a paz e tranquilidade pública".

O líder da UNITA garantiu que o partido está preparado para as próximas eleições, nomeadamente para cumprir com o que está consagrado na Constituição, designadamente a forma como deve ser organizado e realizado o escrutínio.

Isaías Samakuva, que estava acompanhado pelo secretário-geral Abílio Camalata Numa, entre outros dirigentes, aproveitou a estada na província de Benguela para visitar estruturas de base do partido.

A referência de Samakuva à forma como deverão ser preparadas e organizadas as eleições tem a ver com a aprovação pelo parlamento do pacote legislativo eleitoral, no passado dia 16, e que levou os deputados da UNITA a abandonar a sessão.

Em conferência de imprensa, realizada dias antes, Isaías Samakuva tinha já alertado para a não participação da UNITA na aprovação deste pacote legislativo eleitoral, caso fosse violado o artigo 107 da Constituição, que delega todas as atividades organizativas do processo eleitoral aos órgãos de administração independente.

Por outro lado, Isaías Samakuva tem vindo a enfrentar nos últimos tempos o recrudescer de atividade de uma ala contestatária à sua direção.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana