sábado, 20 de agosto de 2011

Angola - Ordem dos Médicos: Criação de base de dados a nível do centro de formação




ANGOLA PRESS

Luanda - O bastonário da Ordem dos Médicos de Angola, Carlos Alberto Pinto de Sousa, informou hoje, em Luanda, que será criada uma base de dados a nível do centro de formação médica que permitirá aos profissionais de saúde acederem a vaga de especialidades em todos os estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Carlos Pinto de Sousa, que falava à margem do V congresso da Comunidade Médica de Língua Portuguesa, disse que tal base vai facilitar a escolha das unidades credenciadas nos vários países.

Segundo o bastonário, se está a avaliar a possibilidade de se criar sinergias dentro da lusofonia, aproveitando o que cada um dos países oferece nos vários domínios, nomeadamente da formação médica e na prestação de serviço.

De acordo com o responsável, o centro de formação médica de Cabo Verde, que é uma experiência piloto, terá de ser replicado com outros países por forma a que a formação seja local, utilizando profissionais vindo de países que tenham médicos diferenciados.

Para Carlos Alberto Pinto, a formação médica deu um grande passo nos últimos anos com a abertura de mais faculdades de medicina, adiantando que apesar disso se deve continuar a trabalhar não só na formação pós-graduada, mas também no domínio da especialização.

“É neste sentido que estamos a criar sinergias com outros países para ver o que temos para dar e o que os outros países têm para oferecer por formas a que os médicos especialistas sejam formados localmente em cada país”, salientou.

Adiantou que o sector da Saúde terá uma rede de formação tanto de especialistas como de docentes para que dentro de alguns anos os países tenham autonomia.

Considerou positivo o balanço dos trabalhos feitos no primeiro dia de congresso, alegando estarem a ser produzidos documentos que vão resultar das conclusões e recomendações.

Manifestou ainda a necessidade de se reforçar a aposta nas áreas de obstetrícia, pediatria e medicina geral para que o país possa contar com especialistas nos vários domínios do conhecimento.

Sem comentários:

Mais lidas da semana