sábado, 20 de agosto de 2011

Acordo Ortográfico: ESCLARECIMENTO A JOSÉ EDUARDO AGUALUSA




OPINIÃO DO LEITOR em "VENDERAM O SOFÁ DA LUSOFONIA":

É evidente que este senhor não sabe o que diz. É impossível que um vendedor de livros português lhe diga que os portugueses confundem o três e o seis. Os brasileiros poderão pronunciar "treis", mas os portugueses pronunciam mesmo "três". São sons completamente diferentes, nenhum português os confunde.

Depois o senhor diz que: "se o uso é tão determinante, por que suprimir as consoantes “c” de “direcção” e o “p” de “óptimo” quando elas são pronunciadas em Portugal? E por que remover o “c” de “aspecto” e o “p” de “recepção” quando essas duas letras são pronunciadas em absolutamente todas as variantes da língua portuguesa?"

Eu não faço ideia de que sítio em Portugal é que este senhor visitou para ouvir falar português. Provavelmente só nos restaurantes de Lisboa onde quase todos os empregados de mesa são brasileiros. Posso garantir-lhe que é extremamente raro encontrar um português que não pronuncie essas palavras como "ótimu", "diresaun", "aspetu" e "resesaun".

E em Portugal não falamos de israelenses, mas de israelitas. Mas não é por aí que o gato vai às filhoses. O mesmo tipo de variação lexical existe em línguas como o inglês e ninguém se espanta com isso.

É caso para dizer que quando alguém não sabe o que diz o melhor é ficar calado...

Sem comentários:

Mais lidas da semana