Australiana Qantas vai suprimir 1.000 postos de trabalho e focar-se na Ásia nos próximos cinco anos
LUSA
Sidney, 16 ago (Lusa) -- A companhia aérea australiana Qantas anunciou hoje um plano de reestruturação a cinco anos, que passa pela supressão de 1.000 postos de trabalho e desenvolvimento da operação na Ásia.
Na Ásia, a Qantas vai lançar, com a Japan Airlines e a Mitsubishi Corp., uma companhia de baixo custo até ao fim do ano, a Jetstar Japan, cujo início da operação está previsto para o final de 2012 com voos entre Narita (Tóquio) e Osaka, e outra regular, mas sobre esta útima não foram avançados detalhes.
A companhia australiana vai ainda desenvolver a sua parceria com a British Airways para transportar mais passageiros entre a Europa e a Ásia.
A partir de 2012, a Qantas irá continuar a voar entre a Austrália, Banguecoque (Tailândia) e Hong Kong, mas as ligações entre estas cidades asiáticas e a Europa (Londres) serão asseguradas pela British Airways.
A estratégia da empresa pretende fazer face às fortes perdas que tem registado através da contenção de custos, e dar resposta ao crescimento registado pelas economias asiáticas com uma maior aposta nas operações neste mercado.
Para cumprir estes objetivos, a empresa vai adquirir 110 Airbus A320 para renovar a sua frota nos próximos 10 a 15 anos, e vai atrasar a seis anos a entrega de seis Airbus A380.
Pilotos e engenheiros da Qantas ameaçam greve contra plano de reestruturação da companhia
LUSA
Sidney, 16 ago (Lusa) -- Os pilotos e engenheiros da companhia aérea australiana Qantas ameaçaram hoje realizar uma nova greve e recorrer à justiça contra o plano de reestruturação anunciado pela empresa, que alegam violar o acordo de privatização.
A Associação dos Engenheiros Aeronáuticos australianos está a ponderar recorrer à justiça por considerar que os moldes da reestruturação da Qantas, anunciada hoje, violam os compromissos assumidos na privatização da empresa, em 1995, explicou o líder da associação, Steve Purvinas.
"Acho muito provável que os engenheiros da Qantas desenvolvam ações em resposta ao anúncio de hoje", disse o responsável à AFP.
A Qantas anunciou hoje um plano de reestruturação a cinco anos, que inclui a supressão de 1.000 postos de trabalho, a aquisição de 110 Airbus A320 e o atraso na entrega de seis Airbus A380, a par do desenvolvimento da operação na Ásia, onde vai lançar uma companhia aérea de baixo custo e outra regular com a Japan Airlines e a Mitsubishi.
A criação dessa companhia poderá violar os compromissos de 1995, que estipulam que os ativos e as instalações da Qantas deverão permanecer em solo australiano, explicou Steve Purvinas.
Também a Associação dos Pilotos australianos indicou que fará "tudo o que for possível" para deter os planos da empresa, incluindo a realização de uma greve
Sem comentários:
Enviar um comentário