terça-feira, 16 de agosto de 2011

MONGE TIBETANO MORRE IMOLADO PELO FOGO EM PROTESTO CONTRA OCUPAÇÃO DO TIBETE




LUSA

Pequim, 16 ago (Lusa) -- Um monge tibetano morreu após imolar-se pelo fogo na província chinesa de Sichuan, em protesto contra a ocupação do Tibete pela China, naquele que foi o segundo incidente do género este ano na região.

O monge Tsongwon Norbu, de 29 anos, do mosteiro tibetano de Nyitso, no distrito de Dawu, imolou-se na segunda-feira, cerca das 12:40 locais (05:40 em Lisboa), segundo as autoridades locais.

De acordo com um comunicado da organização Free Tibet, sedeada em Londres, o monge bebeu gasolina e despejou o produto pelo corpo e túnica, incendiando-se de seguida.

Antes de morrer, o monge gritou "Longa vida ao Dalai Lama" e outros slogans de protesto a favor do líder religioso tibetano no exílio.

Em consequência da imolação, as autoridades chinesas cercaram o mosteiro tibetano, e cortaram o seu abastecimento de víveres, água e eletricidade, situação que se mantém há dois dias, indicaram testemunhas à AFP.

"Há pelo menos mil soldados e polícias destacados em volta do mosteiro e cerca de 100 monges no seu interior", declarou um religioso daquela congregação por telefone à AFP.

Sem comentários:

Mais lidas da semana