segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Austrália: TRIBUNAL SUSPENDE TRANSFERÊNCIA DE REFUGIADOS PARA A MALÁSIA




LUSA

Sydney, Austrália, 08 ago (Lusa) - Um tribunal australiano suspendeu hoje a controversa transferência para a Malásia de requerentes de asilo, no dia em que o primeiro avião com refugiados devia partir para este país asiático.

Numa audiência em Camberra, o tribunal decidiu suspender a partida destes imigrantes que chegaram às costas australianas de barco, até à realização da próxima audiência, provavelmente na semana de 22 de agosto.

«O ministro [da Imigração] não pode obrigar os queixosos [requerentes de asilo] a deixar a Austrália antes de esta questão ser analisada pelo tribunal», declarou à agência noticiosa francesa AFP uma porta-voz do Supremo.

Um primeiro avião com 16 imigrantes a bordo, originários do Afeganistão e do Sri Lanka, devia partir hoje da Austrália com destino à Malásia.

Mediante um acordo assinado em julho entre Camberra e Kuala Lumpur, a Malásia vai receber 800 imigrantes ilegais, de diferentes origens, onde os seus pedidos de asilo serão submetidos à ONU.

Em troca e durante quatro anos, a Austrália vai receber quatro mil pessoas atualmente registadas como refugiados na Malásia.

Fonte: SAPO TL

Sem comentários:

Mais lidas da semana