sábado, 20 de agosto de 2011

Autoridades brasileiras denunciam trabalho «escravo» por parte de fábricas da ZARA





Funcionários não possuíam condições de trabalho

Brasília - O Ministério do Trabalho e do Emprego do Brasil, denunciou a marca de roupa Zara, por mão-de-obra escrava em algumas fábricas de produção que fornecem as lojas.

As autoridades brasileiras descobriram 16 funcionários bolivianos da empresa Inditex, detentora da marca de roupa, a trabalhar nos arredores de São Paulo, sem o mínimo de condições como ventilação, segurança ou higiene. Os trabalhadores recebiam apenas 2 reais por cada peça fabricada (cerca de 0,80 euros).

Segundo o relatório elaborado pelas autoridades competentes, os trabalhadores bolivianos também não possuíam materiais de trabalho apropriados.

Estes 16 empregados foram contratados através de uma empresa de recrutamento intermediária, a AHA, mas a marca será responsabilizada pelas ilegalidades cometidas, num total de 48 autos aplicados pelos auditores, que se traduzem numa multa de 1 milhão de reais (cerca de 400 mil euros).

O grupo espanhol Inditex comunicou à imprensa que exigiu a regularização da situação, bem como o reforço das operações de fiscalização da produção.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana