segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cabo Verde: Défice da balança comercial aumenta 23 por cento no segundo trimestre




JSD - LUSA

Cidade da Praia, 14 ago (Lusa) - O défice da balança comercial cabo-verdiana aumentou 23 por cento no segundo trimestre de 2011, em comparação com o registado no primeiro trimestre deste ano.

Segundo o relatório trimestral do Banco de Cabo verde (BCV), citado hoje pela Inforpress, o défice da balança corrente passou de 4.380,2 milhões de escudos (cerca de 37,9 milhões de euros), no primeiro trimestre de 2011, para 7.666 milhões de escudos (69,5 milhões de euros) no segundo.

O aumento das necessidades de financiamento da economia também resultou da redução expressiva das transferências de capital em 1.252,5 milhões de escudos (11,3 milhões de euros).

De acordo com os dados do BCV, o financiamento da economia foi realizado principalmente através do endividamento público (58 por cento), face à fraca performance do Investimento Direto Estrangeiro (IDE).

Os dados do banco central indicam também que o défice comercial de mercadorias aumentou 17,6 por cento em termos homólogos, devido sobretudo à evolução das importações e as transferências correntes caíram 8,8 por cento, com a queda dos donativos ao Governo.

As balanças de serviços e de rendimentos evoluíram favoravelmente, revelam os dados divulgados pelo BCV. As exportações líquidas de serviços aumentaram cerca de 10 por cento e o défice da balança de rendimentos reduziu-se em 17,7 por cento.

As exportações de mercadorias cresceram 35,6 por cento em termos homólogos, contribuindo em cerca de 21 por cento para o aumento das exportações de bens, enquanto as de pescado representaram cerca de 84 por cento do total, destinando-se exclusivamente aos mercados da zona euro.

Os fornecimentos de combustíveis e víveres a navios e aviões internacionais contribuíram em 77,5 por cento para o aumento das exportações totais de bens.

O dinamismo do setor turístico tem favorecido, nomeadamente pela via do aumento do número tráfego de companhias aéreas estrangeiras, a evolução mais recente desta rubrica da balança de bens.

As importações de mercadorias aumentaram cerca de 18 por cento, desacelerando, contudo, ligeiramente relativamente ao primeiro trimestre de 2011.

A balança de serviços foi a componente mais dinâmica da balança corrente, registando no segundo trimestre um saldo líquido 5.112 milhões de escudos (46,3 milhões de euros), cerca de 451 milhões de escudos (4,09 milhões de euros) a mais do que verificado em igual período de 2010.

Para o crescimento da balança de serviços contribuiu sobretudo o aumento em 13,9 por cento das receitas brutas de turismo.

As remessas de emigrantes cresceram 36,4 por cento em termos homólogos no segundo trimestre, acentuando o perfil ascendente que vêm registando desde o segundo semestre de 2010.

Em relação às remessas em divisas provenientes dos países da zona euro, registou-se um aumento de 39,1 por cento no segundo trimestre, enquanto as oriundas dos Estados Unidos decresceram cerca de 13 por cento.

Sem comentários:

Mais lidas da semana