segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cabo Verde: ÚLTIMOS CINCO DIAS DE CAMPANHA PARA CANDIDATOS DAREM TUDO POR TUDO




JSD - LUSA

Cidade da Praia, 01 ago (Lusa) -- Os quatro candidatos às presidenciais de 07 deste mês em Cabo Verde vão dar o tudo por tudo nos últimos cinco dias da campanha, desdobrando-se praticamente por todas as ilhas com comícios e contactos porta a porta.

Dos quatro candidatos, apenas um, Manuel Inocêncio Sousa, não disponibilizou a totalidade das ações de campanha, que termina às 24:00 de sexta-feira (02:00 de sábado em Lisboa), alegando "razões estratégicas" para não o fazer.

Fonte do candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder) garantiu, contudo, que Inocêncio Sousa estará ao longo da semana nas ilhas de São Vicente, de onde é natural, São Nicolau e Santo Antão, devendo terminar a campanha na capital cabo-verdiana.

A Cidade da Praia, aliás, será também palco de dois outros comícios de encerramento, com Aristides Lima e Jorge Carlos Fonseca a partilharem novamente o espaço da capital, tal como aconteceu no "encerramento" da pré-campanha.

Apenas o "candidato do povo", Joaquim Jaime Monteiro, independente, não fará o encerramento da campanha na capital cabo-verdiana, optando por o fazer na Assomada, concelho de Santa Catarina, no interior da ilha de São Vicente.

Até lá, Aristides Lima, apoiado por uma "franja" do PAICV e por dois pequenos partidos, a UCID e o PTS, passará, hoje, pelas ilhas da Boavista e Sal, regressando à noite à Cidade da Praia, onde, na manhã de terça-feira, terá várias ações de porta a porta em vários bairros da capital, para, de tarde, fazer o mesmo nos Órgãos, Picos e São Miguel, interior de Santiago.

Quarta-feira, após um encontro com agentes culturais, Aristides Lima parte para São Vicente, onde, à noite, fará o último comício no Mindelo, regressando na manhã do dia seguinte à capital cabo-verdiana, em trânsito para a ilha do Fogo, realizando um comício em São Filipe.

Por seu lado, o candidato apoiado pelo Movimento para a Democracia (MpD, oposição), Jorge Carlos Fonseca estará hoje na ilha do Fogo e, terça-feira, na da Brava, seguindo quarta para a de São Nicolau e quinta para a de São Vicente, de onde é natural.

O "staff" de Jorge Carlos Fonseca não adiantou, porém, o programa individualizado das visitas a essas ilhas.

Sempre através de contactos porta a porta, Joaquim Jaime Monteiro continua hoje a sua "digressão" pelas ilhas do Norte, iniciando-a em São Nicolau, de onde seguirá, terça-feira, para a de São Vicente.

Nos dois dias seguintes, quarta e quinta-feira, o "candidato do povo" estará na sua ilha natal, Santo Antão, regressando sexta-feira à capital.

Manuel Inocêncio de Sousa começa hoje o dia na ilha da Brava, mas nada mais se sabe de concreto em relação aos restantes quatro últimos dias de campanhas.

O total de inscritos para as presidenciais é de 305349, 36934 deles registados na diáspora, que terão de escolher o sucessor de Pedro Pires, presidente desde 2001, reeleito em 2006 e impossibilitado constitucionalmente de concorrer a um terceiro mandato.

Em 36 anos de independência, Cabo Verde contou apenas com três chefes de Estado -- Aristides Pereira (1975/1991), António Mascarenhas Monteiro (1991/2001) e Pedro Pires (desde 2001).

1 comentário:

mrvadaz disse...

Assomada, concelho de Santa Catarina, fica no interior da ilha de Santiago.

Mais lidas da semana