sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Chefe das Forças Armadas de Moçambique na cerimónia de desmobilização em Timor-Leste




JORNAL DIGITAL

Maputo - Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), Tenente-General Olímpio Cambona, vai representar as FADM, este sábado, 20 de Agosto, em Díli, na cerimónia de desmobilização de 236 combatentes das Forças Armadas de Libertação e Independência de Timor-Leste (FALINTIL).

A cerimónia de desmobilização, reconhecimento e atribuição de patentes aos homens e mulheres que estiveram envolvidos na luta pela independência de Timor-Leste, nos quais integra o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, visa o cumprimento do decreto assinado pelo Presidente timorense, José Ramos-Horta, baseado na lei e respeito aos veteranos, incluindo os que morreram em combate.

Segundo o programa que consta no convite dirigido às FADM, a cerimónia de desmobilização incluirá actos de reconhecimento e tributos para com os combatentes que não estão no activo desde Outubro de 1999, mas que integraram a Frente Armada e contribuiram para a independência.

No acto que contará com a presença de altas individualiades nacionais e estrangeiras, as tropas deverão receber insígnias para colocar no uniforme, uma medalha comemorativa e um diploma de honra.

Além de Xanana Gusmão, vão ser desmobilizados Taur Matan Ruak, actual Chefe das Forças de Defesa de Timor-Leste, e Francisco «Lu Olo» Guterres, atual presidente da Fretilin.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana