sábado, 20 de agosto de 2011

Detenções nos motins: PRISÕES INGLESAS EM “ESTADO DE ALERTA” CONTRA DISTÚRBIOS





As prisões inglesas estão em "estado de alerta" perante a possibilidade de distúrbios devido ao elevado número de detidos na sequência da onda de violência que afectou várias cidades do país, publica hoje o jornal "The Guardian".

A população reclusa de Inglaterra e País de Gales chegou esta semana ao número recorde de 86.654 pessoas e o Ministério da Justiça já advertiu os directores das prisões para que "vigiem os ânimos e a atmosfera" depois de se ter registado um incidente num centro para menores do condado de Kent, no sul de Inglaterra.

Numa mensagem por correio electrónico do departamento da Justiça é pedido, além disso, aos responsáveis pelos centros penitenciários que "garantam a segurança" daqueles que foram presos pela primeira vez na vida, depois de participarem nos distúrbios.

As autoridades estão especialmente preocupadas com a possibilidade dos presos mais antigos, que podem pertencer a gangues rivais, atacarem os recém-encarcerados que não têm experiência em defender-se, diz o "The Guardian".

Os dados publicados sexta-feira pelas autoridades britânicas mostram que o número total de presos é agora de 86.654, com 723 mais reclusos do que na semana passada, devido ao número de pessoas sentenciadas a penas de prisão pela sua implicação nos distúrbios que afectaram Londres e outras cidades inglesas.

Um porta-voz dos Serviços Prisionais afirmou que actualmente enfrentam uma "situação sem precedentes" e elogiou a "dedicação" do seu pessoal pelo trabalho "duro em momentos difíceis".

A mesma fonte precisou que a população prisional não supera de momento a capacidade operacional utilizável, já que o número de presos que as prisões de Inglaterra e País de Gales podem receber é de 88.093.

O aumento de mais de cem presos por dia durante a semana passada deve-se às 1.300 pessoas que compareceram em tribunal acusadas formalmente de crimes durante os distúrbios.

Normalmente, a população reclusa diminui ou permanece estável durante o mês de Agosto, já que durante esse mês é normal haver menos casos judiciais.

A semana passada, o Ministério da Justiça do Reino Unido falou de um aumento de 440 pessoas na população reclusa desde o início dos confrontos e garantiu que o Executivo tinha planos de contingência preparados.

Entre esses planos estava incluída a colocação de uma cama extra nas celas para duas pessoas.

As duras penas de prisão impostas a alguns dos condenados nos distúrbios, por comentários na rede social Facebook ou por roubar umas calças, têm causado polémica no Reino Unido.

Entres elas figuram os quatro anos de prisão a que foram condenados dois jovens por enviarem mensagens no Facebook em que incentivavam a provocar distúrbios ou os cinco meses sentenciados a uma mulher que aceitou umas calças roubadas, e que já foram alvo de criticas por parte de políticos e activistas de direitos civis.

Sem comentários:

Mais lidas da semana